Coluna Minas Gerais

Dívida deixa saúde de Ipatinga em crise

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Elvira Nascimento

 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Dívida deixa saúde de Ipatinga em crise

A Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do Hospital Márcio Cunha (HMC), confirmou em nota oficial a existência de uma dívida superior a R$ 55 milhões por parte da Prefeitura de Ipatinga, referente a repasses de recursos federais e estaduais destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).Segundo a instituição, o débito se instalou ainda no primeiro trimestre de 2025 e vem se agravando com o passar dos meses, comprometendo diretamente o funcionamento e a sustentabilidade dos serviços oferecidos à população. (Jornal Classivale)

https://jornalclassivale.com.br/noticia/4975/crise-na-saude-de-ipatinga-prefeitura-deve-r-55-milhoes-ao-hospital-marcio-cunha-enquanto-upa-segue-superlotada

 

Arcos terá unidade da Federal

Na próxima segunda-feira, 10 de novembro, às 15h, será inaugurada a Unidade Avançada da Justiça Federal (UAA) em Arcos. A solenidade será na Casa de Cultura. A partir da instalação, moradores de Arcos e região não terão que ir a Divinópolis para tratar de assuntos relacionados à Justiça Federal. A Unidade também abrange as Comarcas de Pains, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Iguatama, Bambuí, Tapiraí, Medeiros, Lagoa da Prata, Japaraíba. Os serviços poderão ser acessados em Arcos. (Correio do Centro Oeste)

Leia Também:  Saúde do servidor: Polícia Civil inaugura Centro Biopsicossocial

https://www.jornalcco.com.br/unidade-avancada-da-justica-federal-em-arcos-alcanca-10-cidades

 

Manhuaçu recebe Projeto Travessia

A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu recebeu, no dia 30, o Projeto Travessia, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O encontro foi realizado durante a 77ª Reunião Conjunta da CIB das microrregiões de saúde de Carangola e Manhuaçu, com a presença de gestores municipais, técnicos das regionais e representantes da equipe da CIB-SUS/MG. Criado em 2024 pela SES-MG, o Projeto CIB Travessia tem como objetivo aproximar e fortalecer as relações entre as instâncias deliberativas da saúde pública estadual e os representantes dos municípios. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/regional/srs-manhuacu-recebe-projeto-travessia-da-secretaria-executiva-da-cib-sus-mg/

 

Uberlândia regula escapamentos

O barulho excessivo de motos e carros entrou de vez no radar do Legislativo. A Câmara de Uberlândia aprovou o projeto de lei que veda a comercialização e o uso de escapamentos fora dos limites definidos por normas oficiais e já foi aprovado em plenário. Durante a votação, um dos autores destacou que a proposta não é contra os motociclistas, mas contra a irregularidade. “Ninguém quer punir quem anda certo. O objetivo é proteger o sossego da população e dar respaldo às oficinas que trabalham dentro da lei”, afirmou o vereador, autor do substitutivo que endureceu as regras. (O Regionalzão – Uberlândia)

Leia Também:  Hospital oncológico é ampliado

https://regionalzao.com.br/colunas/poder/camara-de-uberlandia-aprova-lei-que-proibe-a-venda-e-a-instalacao-de-escapamentos-barulhentos/

 

JF Sabor 2025 anuncia vencedores

O JF Sabor 2025 anunciou seus grandes vencedores em uma cerimônia realizada na noite de terça-feira, 4, no Trade Hotel, em Juiz de Fora. O festival gastronômico, que teve como tema central os queijos mineiros, premiou nove estabelecimentos entre os 46 participantes. Ao todo, foram apresentadas 51 receitas exclusivas, avaliadas por um júri técnico composto por 25 especialistas e pela votação do público. O prêmio de Prato Principal foi para o Ateliê das Massas, com o “Princeso de Minas”. (RCWTV – Juiz de Fora)

https://www.rcwtv.com.br/noticia/jf-sabor-2025-anuncia-os-9-pratos-vencedores-veja-a-lista

 

Divinópolis na Copa BurgerCrew

A hamburgueria Novo Sabor, de Divinópolis, está entre as 16 classificadas para a segunda etapa da Copa BurgerCrew 2025, um dos maiores campeonatos nacionais de hambúrguer artesanal. O evento, que reúne estabelecimentos de destaque de todo o Brasil, acontecerá em São Paulo, com a grande final marcada para o dia 29 de novembro, na Cervejaria Tarantino. Nesta edição, a competição atingiu um marco histórico: mais de 200 inscrições vindas de sete estados brasileiros, consolidando a BurgerCrew como uma das maiores vitrines gastronômicas do país para o segmento. (Portal G37)

https://g37.com.br/divinopolis/novo-sabor-hamburgueria-representa-divinopolis-na-copa-burgercrew-em-sao-paulo/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Senar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O Senar Minas conquistou destaque nacional no 6º Concurso de Vídeos Educativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Minas Gerais registrou um número expressivo de produções inscritas, com 178 vídeos, reafirmando seu protagonismo no uso de ferramentas virtuais como aliadas do ensino no meio rural.

Na categoria Formação Profissional Rural, um dos vencedores foi o mineiro Heli Heros Teodoro de Assunção, com uma produção sobre o uso de drones na pecuária, evidenciando a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

│ A ideia do vídeo nasceu da proposta de trazer soluções simples e práticas que fazem diferença e ajudam a facilitar o trabalho de produtores e trabalhadores rurais. Eu atuo como instrutor de drones no Senar Minas, entre outras áreas, e também sou pequeno produtor rural, pecuarista. No meu dia a dia no campo, procuro aplicar aquilo que levo para a sala de aula. E uma dessas aplicações foi justamente o uso de drones na pecuária.

Segundo Heli, a ideia surgiu de uma demanda real vivenciada na propriedade.

│ A necessidade de monitorar o rebanho, acompanhar a localização dos animais, fazer a contagem e observar o pasto me levou a pensar em como essa experiência poderia contribuir com outros produtores. Hoje, com uma ferramenta relativamente simples e cada vez mais acessível, como o drone, é possível ganhar tempo, melhorar o controle da atividade e reduzir o esforço no trabalho diário.

Aberto a todas as regionais do Senar no país, o concurso valoriza produções autorais de instrutores de Formação Profissional Rural, Promoção Social e, nesta edição, também de técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Leia Também:  Metade de Uberlândia está endividada

│ A iniciativa evidencia como estratégias virtuais bem aplicadas podem ampliar o alcance do conhecimento, estimular o aprendizado contínuo e aproximar conteúdos técnicos da realidade dos produtores rurais, ressalta a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.

  • Conquista

Os vencedores do 6º Concurso de Vídeos Educativos foram anunciados no dia 4 de fevereiro, durante uma live nacional. Ao todo, 887 vídeos foram enviados por participantes de 25 estados brasileiros. Desse total, 668 produções foram da área de ATeG, 141 de Formação Profissional Rural e 78 de Promoção Social.

│ Este concurso é muito importante porque, além de divulgar o trabalho do Senar no campo, evidencia o engajamento dos profissionais que capacitam produtores e trabalhadores rurais para o desenvolvimento do agronegócio. Minas Gerais tem se destacado de forma abrangente, especialmente nos treinamentos voltados à aplicação de tecnologias de ponta na produção, reforça o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Além do reconhecimento, os 11 vídeos premiados receberão um kit completo para produção de conteúdo, composto por mochila, smartphone, microfone de lapela bluetooth e pedestal de suporte. As produções vencedoras passam a integrar o acervo do Senar Play, plataforma que reúne mais de 500 vídeos e registra milhões de acessos anuais, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para o ensino no meio rural. As demais produções inscritas também poderão ser incorporadas à plataforma, após avaliação técnica.

  • Incentivo à produção
Leia Também:  Comissão vai a Ipatinga discutir privatização do serviço de água e esgoto

Em Minas Gerais, o estímulo à participação no concurso foi fortalecido por uma ação concreta: a oferta de um curso EAD de produção de vídeos educativos. A capacitação apresenta, de forma prática e acessível, orientações sobre planejamento, gravação e edição de vídeos, abordando desde o uso adequado de câmera e iluminação até técnicas que valorizam o conteúdo técnico. O curso inclui ainda um módulo de oratória, com foco em comunicação clara e segura.

Como diferencial, o Senar Minas também ofereceu um bônus sobre o uso de recursos audiovisuais gratuitos disponíveis na internet e a aplicação da Inteligência Artificial na criação de imagens, esquemas visuais e ilustrações. O conteúdo foi complementado por orientações específicas sobre o concurso e por um bate-papo com Gilmar Medeiros, instrutor do Senar Minas e vencedor de três edições do concurso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA