ALPINÓPOLIS E REGIÃO
PM PRENDE MOTORISTA DE APLICATIVO EM SÃO JOSÉ DA BARRA

Na manhã desta quinta-feira (26), em Alpinópolis/MG, a Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos, motorista de aplicativo de transporte, suspeito de roubar outro veículo durante a madrugada na zona rural de Roseira, próxima ao acesso ao bairro Bom Jesus dos Campos, em São José da Barra/MG.
A PM foi acionada às 6h após a vítima, de 29 anos, relatar o ocorrido. O homem contou que, ao passar pela estrada rural, foi abordado pelo suspeito que, simulando estar armado e segurando um pedaço de madeira, o ameaçou e tomou o veículo, fugindo em direção ao bairro rural de Bom Jesus dos Campos.
O autor abandonou seu carro no local, onde a PM encontrou papelotes de cocaína, uma máquina de cartão e uma quantia em dinheiro. Após diligências e identificação do suspeito, ele foi localizado em uma estrada vicinal e preso. O veículo roubado foi recuperado logo em seguida.
O homem, já conhecido no meio policial, atua como motorista de aplicativo. Durante o interrogatório, alegou desconhecer o ocorrido. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro para exames médicos, teve o flagrante registrado na delegacia e foi transferido para o presídio de Passos/MG.


ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural

Polícia Civil deflagra Operação Contrafactual em Passos
Na manhã desta terça-feira, 07/10/25, a Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma investigação que apura desvio de recursos e uso de notas fiscais falsas em uma empresa cerealista de Passos.
A ação integra a Operação Contrafactual, instaurada para apurar indícios de apropriação indevida de valores que superam R$ 1,5 milhão, além da utilização de documentos fiscais sem respaldo em operações reais de compra e venda.
Segundo as investigações, o esquema envolvia a emissão de notas fiscais “frias” para justificar movimentações financeiras e manipulação de balanços, possibilitando o uso irregular de cheques e depósitos bancários. O caso também aponta para o envolvimento de um funcionário do Sindicato Rural (SINRURAL) de Passos, cuja atuação foi considerada essencial para a emissão dos documentos fiscais utilizados no esquema.
Como resultado das medidas cautelares, a Polícia Civil obteve o afastamento do referido funcionário de suas funções.
O nome da operação, Contrafactual, faz referência à estratégia dos investigados de criar uma realidade paralela — sustentada por notas fiscais e registros contábeis fictícios — para ocultar a inexistência de produção agrícola e justificar movimentações financeiras que, na prática, não correspondiam a negócios efetivos.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e outros materiais que servirão para aprofundar a apuração dos fatos.
“A investigação busca descontinuar um sistema que simulava operações rurais inexistentes para gerar lastro contábil falso e movimentar recursos de origem ilícita. Nosso objetivo é garantir que práticas fraudulentas como essa sejam identificadas e interrompidas, protegendo a competitividade do mercado e a sociedade”, destacou o delegado responsável pelo caso, Felipe Capute.
A investigação segue em andamento.
- O SINRURAL se manifestou oficialmente sobre o caso.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Vale da Eletrônica cresce 20%
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Queimadas deixam 11 mil sem energia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
PM recebe capacitação sobre o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Montes Claros inaugura novo Fórum
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nova subestação no Norte de Minas
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Minas Trend terá programação gratuita, aberta ao público, com palestras, desfiles e concerto da Orquestra SESIMINAS