Brasil e Mundo
Equipe da posse de Lula mobiliza 100% da PM para segurança do evento


A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), terá a disponibilização do corpo efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O evento está programado para acontecer no dia 1º de janeiro de 2023.
Segundo a decisão, fica determinado que todos os setores da PM , incluindo o administrativo, será mobilizado na posse . Foram então convocados os servidores civis comissionados que atuam na área, além dos militares da ativa e de prestadores de serviço.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), garantiu que um plano para garantir a posse de forma tranquila está sendo elaborado. Para isso, o plano deverá contar com a participação de instituições locais e federais.
O aumento na segurança e a preocupação em como a cerimônia ocorrerá aumentou após os atos de vandalismo que ocorreram nos últimos dias em Brasília. Os manifestantes vêm ateando fogo em carros e caminhões, promovendo explosões, tiros e a paralisação do trânsito. Alguns apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tentaram invadir a sede da Polícia Federal (PF).
Os protestos iniciaram após ser decretada a prisão do cacique bolsonarista José Acácio Tserere Xavante, após ele ser acusado de promover atos golpistas. A apreensão ocorreu na última segunda-feira (12), dia em que Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A PMDF divulgou uma nota de repúdio sobre a maneira que os policiais estão tratando as manifestações, ressaltando que os profissionais foram orientados a “dispersar os baderneiros, […] visando preservar vidas e reestabelecer de forma gradativa a ordem pública.” A instituição está sendo criticada por não ter efetuado nenhuma prisão, mesmo com vídeo e fotos registrando os atos.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro