Coluna Minas Gerais
A Presidente Ângela Botelho e as Diretoras Institucionais da CAAMG estreiam no podcast Conexão Caixa em celebração ao Mês da Mulher

CAAMG | Divulgação
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira (CAAMG) lança um episódio especial do Podcast Conexão Caixa, reunindo as quatro lideranças femininas da diretoria da CAAMG. Participam do bate-papo a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, e as Diretoras Institucionais Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari.
Mais do que advogadas experientes, elas são mulheres que equilibram suas trajetórias profissionais com os desafios da vida familiar, da maternidade e do trabalho voluntário de gestão institucional na Caixa de Assistência da Advocacia. O episódio aborda as conquistas e desafios da mulher na advocacia, o papel das gestoras da CAAMG na valorização da classe e a importância da gestão feminina no Sistema OAB-MG.
A força da mulher na gestão da advocacia mineira
Primeira mulher a presidir a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira, Ângela Botelho acumula 34 anos de experiência na advocacia e 24 anos de atuação dentro do Sistema OAB-MG. Ela reforça a importância da representatividade feminina e o compromisso da Caixa na valorização e fortalecimento da advocacia mineira. “Ser a primeira mulher a ocupar a presidência da CAAMG é uma grande responsabilidade e também um marco na minha história e também na advocacia mineira. Nossa caminhada será por 3 anos e estamos comprometidas com a advocacia, com a cidadania, com a sociedade. Somos o braço assistencial da OAB-MG e o momento é muito importante para acolher e fortalecer a classe, garantindo que a advocacia tenha condições de atuar com dignidade e respeito. ”
Ela também destaca o papel da família e trabalho voluntário na gestão institucional. “Antes de chegar na instituição nós somos família, temos escritórios, temos outros trabalhos e aqui, exercemos com muito compromisso e responsabilidade esse trabalho voluntário na gestão da Caixa de Assistência”.
Compromisso com o bem-estar da advocacia
Com quase 2 décadas de carreira na advocacia, Larissa Santiago foi presidente da Subseção de João Monlevade por três gestões e hoje integra a Diretoria Institucional da CAAMG. Ela reforça a importância do apoio da Caixa de Assistência para advogados e advogadas. “É uma alegria estar na diretoria da Caixa ao lado da Roberta, da Michelly e da Ângela. Todas nós temos histórias institucionais e de vida diferentes mas estamos unidas em um único propósito: promover a valorização da advocacia. Para estarmos nesse lugar nós abrimos mão ou nos reorganizamos de forma a equilibrar outras relações que nutrimos com família, filhos, escritórios. Todas nós temos escritórios, advogamos e acreditamos que a advocacia é aquilo que nos move. A advocacia exige muito de cada uma de nós, e a CAAMG tem a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Queremos que cada advogada e advogado se sinta acolhido e amparado.”
Defesa dos direitos e equidade de gênero
Com uma trajetória de 14 anos na advocacia, Michelly Siqueira também desempenha papel na política em seu 1º mandato como vereadora em Belo Horizonte. Para ela, a rede de apoio da família é essencial para dar conta da gestão institucional. “A gente dá conta por causa do apoio das nossas famílias. Também represento a advocacia como vereadora de BH. É desafiador, mas todas nós que acumulamos tantas funções damos conta de tudo. Nós damos conta de tudo que a gente se propõe a fazer. Estamos aqui para dar a advocacia o que ela precisa, e o que ela precisa de melhor é o nosso serviço voluntário de maneira eficiente, responsável e com dedicação.”
Ela também ressalta o seu compromisso na defesa dos direitos dos advogados com deficiência. “Na Câmara, tenho recebido muitos advogados para que a gente consiga fazer um trabalho alinhado para a defesa da advocacia mineira tanto como Diretora Institucional da CAAMG, quanto como vereadora, e é isso que a advocacia pode esperar de nós. Na Caixa temos benefícios especiais para a advocacia que tem um familiar com deficiência, e me orgulho de ter ajudado a conceber esse auxílio que apoia a família. Como vereadora tenho defendido os advogados com deficiência, são 14 anos de lutas e de defesa ininterrupta das pessoas com deficiência e seus familiares. Eu me orgulho muito dessa trajetória”.
O papel da gestão feminina na OAB-MG
Com 21 anos de experiência na advocacia, Roberta Pegorari é especialista em Direito do Trabalho e mantém um escritório em Uberaba com 5 sócias mulheres. Como Diretora Institucional da CAAMG acredita na competência da gestão feminina e também destaca a importância de formar mais gestores dentro do sistema OAB-MG. “Precisamos trazer a advocacia para dentro da OAB, formar mais gestores em Subseções, em diretorias de regionalização e dentro da Seccional. São várias atividades e demandamos muitas pessoas capacitadas para fortalecer nossa instituição. Hoje, quase 52% da advocacia é feminina, mas ainda temos um longo caminho para garantir uma representatividade proporcional na gestão.”
O episódio especial do Podcast Conexão Caixa já está disponível nas redes sociais da CAAMG. Não perca essa conversa inspiradora sobre liderança, desafios e conquistas femininas na advocacia mineira!
YouTube: https://www.youtube.com/c/CAAMGOAB
Acesse no Spotify da Rádio CAAMG


Coluna Minas Gerais
PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

FAEMG SENAR | Divulgação
O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.
O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de companhias, pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos.
A programação foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.
“À medida que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar apresentaram um panorama das principais cadeias produtivas de Minas Gerais, destacando as épocas de safra e os produtos de maior valor de mercado, como o café, que exige atenção especial das forças de segurança devido ao seu alto valor.
Outros temas em destaque foram a bovinocultura e a equideocultura, com explicações detalhadas sobre os processos de produção, manejo, abate, distribuição e exportação, evidenciando o impacto econômico e social do agronegócio mineiro.
A Polícia Militar de Minas Gerais também apresentou casos de sucesso da patrulha comunitária rural, mostrando exemplos de como o estreitamento do relacionamento com as comunidades tem contribuído para aumentar a sensação de segurança e confiança entre os produtores e moradores do campo.
“Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia.
Também estiveram presentes o coronel PM Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; o coronel PM Câmara, diretor de Operações; e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, além do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.
Coronel Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, Comandante-Geral da PMMG, Antônio de Salvo; Coronel Câmara, Diretor de Operações; e Renato Laguardia
Os policiais participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, bem como reconhecer situações que dispensam documentação.
Também foram abordados temas como a identificação de maquinários agrícolas e as boas práticas no transporte de animais, medidas fundamentais para garantir segurança, rastreabilidade e conformidade nas operações rurais.
O seminário proporcionou aos policiais uma visão aprofundada sobre o perfil dos produtores mineiros e as especificidades da produção rural, contribuindo para uma atuação mais estratégica, integrada e próxima das comunidades rurais em todo o estado.
-
COLUNA MG4 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Queimadas deixam 11 mil sem energia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Zona Azul em Uberlândia é mantida
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Vale da Eletrônica cresce 20%
-
Coluna Minas Gerais24 horas atrás
Nova subestação no Norte de Minas