Coluna Minas Gerais

A Presidente Ângela Botelho e as Diretoras Institucionais da CAAMG estreiam no podcast Conexão Caixa em celebração ao Mês da Mulher

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira (CAAMG) lança um episódio especial do Podcast Conexão Caixa, reunindo as quatro lideranças femininas da diretoria da CAAMG. Participam do bate-papo a Presidente da CAAMG, Ângela Botelho, e as Diretoras Institucionais Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari.

Mais do que advogadas experientes, elas são mulheres que equilibram suas trajetórias profissionais com os desafios da vida familiar, da maternidade  e do trabalho voluntário de gestão institucional na Caixa de Assistência da Advocacia. O episódio aborda as conquistas e desafios da mulher na advocacia, o papel das gestoras da CAAMG na valorização da classe e a importância da gestão feminina no Sistema OAB-MG.

A força da mulher na gestão da advocacia mineira

Primeira mulher a presidir a Caixa de Assistência da Advocacia Mineira, Ângela Botelho acumula 34 anos de experiência na advocacia e 24 anos de atuação dentro do Sistema OAB-MG. Ela reforça a importância da representatividade feminina e o compromisso da Caixa na valorização e fortalecimento da advocacia mineira. “Ser a primeira mulher a ocupar a presidência da CAAMG é uma grande responsabilidade e também um marco na minha história e também na advocacia mineira. Nossa caminhada será por 3 anos e estamos comprometidas com a advocacia, com a cidadania, com a sociedade. Somos o braço assistencial da OAB-MG e o momento é muito importante para acolher e fortalecer a classe, garantindo que a advocacia tenha condições de atuar com dignidade e respeito. ”

Ela também destaca o papel da família e trabalho voluntário na gestão institucional. “Antes de chegar na instituição nós somos família, temos escritórios, temos outros trabalhos e aqui, exercemos com muito compromisso e responsabilidade esse trabalho voluntário na gestão da Caixa de Assistência”.

Leia Também:  Presidente recebe representantes do primeiro escalão do Estado

Compromisso com o bem-estar da advocacia

Com quase 2 décadas de carreira na advocacia, Larissa Santiago foi presidente da Subseção de João Monlevade por três gestões e hoje integra a Diretoria Institucional da CAAMG. Ela reforça a importância do apoio da Caixa de Assistência para advogados e advogadas. É uma alegria estar na diretoria da Caixa ao lado da Roberta, da Michelly e da Ângela. Todas nós temos histórias institucionais e de vida diferentes mas estamos unidas em um único propósito: promover a valorização da advocacia. Para estarmos nesse lugar nós abrimos mão ou nos reorganizamos de forma a equilibrar outras relações que nutrimos com família, filhos, escritórios. Todas nós temos escritórios, advogamos e acreditamos que a advocacia é aquilo que nos move. A advocacia exige muito de cada uma de nós, e a CAAMG tem a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Queremos que cada advogada e advogado se sinta acolhido e amparado.”

Defesa dos direitos e equidade de gênero

Com uma trajetória de 14 anos na advocacia, Michelly Siqueira também desempenha papel na política em seu 1º mandato como vereadora em Belo Horizonte. Para ela, a rede de apoio da família é essencial para dar conta da gestão institucional. “A gente dá conta por causa do apoio das nossas famílias. Também represento a advocacia como vereadora de BH. É desafiador, mas todas nós que acumulamos tantas funções damos conta de tudo. Nós damos conta de tudo que a gente se propõe a fazer. Estamos aqui para dar a advocacia o que ela precisa, e o que ela precisa de melhor é o nosso serviço voluntário de maneira eficiente, responsável e com dedicação.”

Leia Também:  Varginha lança parque tecnológico

Ela também ressalta o seu compromisso na defesa dos direitos dos advogados com deficiência. “Na Câmara, tenho recebido muitos advogados para que a gente consiga fazer um trabalho alinhado para a defesa da advocacia mineira tanto como Diretora Institucional da CAAMG, quanto como vereadora, e é isso que a advocacia pode esperar de nós. Na Caixa  temos benefícios especiais para a advocacia que tem um familiar com deficiência, e me orgulho de ter ajudado a conceber esse auxílio que apoia a família. Como vereadora tenho defendido os advogados com deficiência, são 14 anos de lutas e de defesa ininterrupta das pessoas com deficiência e seus familiares. Eu me orgulho muito dessa trajetória”.

O papel da gestão feminina na OAB-MG

Com 21 anos de experiência na advocacia, Roberta Pegorari é especialista em Direito do Trabalho e mantém um escritório em Uberaba com 5 sócias mulheres. Como Diretora Institucional da CAAMG acredita na competência da gestão feminina e também destaca a importância de formar mais gestores dentro do sistema OAB-MG. “Precisamos trazer a advocacia para dentro da OAB, formar mais gestores em Subseções, em diretorias de regionalização e dentro da Seccional. São várias atividades e demandamos muitas pessoas capacitadas para fortalecer nossa instituição. Hoje, quase 52% da advocacia é feminina, mas ainda temos um longo caminho para garantir uma representatividade proporcional na gestão.”

O episódio especial do Podcast Conexão Caixa já está disponível nas redes sociais da CAAMG. Não perca essa conversa inspiradora sobre liderança, desafios e conquistas femininas na advocacia mineira!

YouTube: https://www.youtube.com/c/CAAMGOAB
Acesse no Spotify da Rádio CAAMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Amvale debate eventos climáticos

Publicados

em

Foto: Divulgação/JM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Amvale debate eventos climáticos

Desafios para enfrentar os impactos da variação climática foram tema de reunião dos gestores municipais que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) na sexta-feira, 29. O encontro, desta vez, aconteceu na cidade de Conceição das Alagoas e contou com a palestra do tenente-coronel Anderson Passos, ex-comandante do Corpo de Bombeiros. O militar destacou que os meses de julho, agosto e setembro concentram alto número de ocorrências de combate a queimadas em toda a região do Vale do Rio Grande. O especialista também apresentou o Manual de Combate a Incêndios em Canaviais. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://jmonline.com.br/politica/amvale-aborda-os-desafios-com-a-seca-e-os-eventos-climaticos-em-uberaba-1.539532

Consórcio viabiliza cirurgias

O Hospital Nossa Senhora das Graças e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas – Cismisel efetivaram, na quarta-feira, 27 de agosto, uma importante pareceria com o objetivo de aumentar a oferta de cirurgias eletivas para várias cidades da região. O contrato foi assinado em solenidade que contou a presença de conselheiros e diretores do hospital, prefeitos e representantes de secretarias municipais de Saúde dos municípios integrantes do consórcio. (Sete Dias – Sete Lagoas)

https://www.setedias.com.br

Cooperativa lança ‘Semente Digital’

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce promove nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, a Reunião do Comitê Educativo, , em Governador Valadares. O encontro terá como destaque o lançamento do Projeto “Semente Digital”, voltado à capacitação tecnológica dos cooperados e à valorização da dignidade da pessoa humana no ambiente virtual. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Organização das Cooperativas de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar o acesso às tecnologias, incentivar o uso consciente das ferramentas digitais e promover autonomia no mundo virtual. A proposta pretende impactar diretamente a vida pessoal e profissional dos cooperados e da comunidade. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Leia Também:  Entenda o 'boa tarde, presidente Lula' entoado durante a diplomação

https://drd.com.br/cooperativa-lanca-projeto-semente-digital-para-capacitar-cooperados-em-tecnologia/

Poços combate ligações clandestinas

Equipes do Departamento Municipal de Águas e Esgoto intensificam as vistorias nas residências do bairro Bortolan, para verificação de ligações irregulares de redes de água e esgoto. A ação vem atender a uma solicitação dos próprios moradores. As vistorias têm por objetivo uma maior eficiência nos serviços prestados no saneamento. A ação também traz benefícios ao meio ambiente, ao direcionar os rejeitos para as redes coletoras corretas a fim de tratá-los corretamente na ETE 1. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/08/29/dmae-intensifica-fiscalizacao-de-ligacoes-irregulares-de-agua-e-esgoto-no-bortolan/

Santana do Paraíso cresce quase 10%

Santana do Paraíso foi o município que mais cresceu em número de habitantes na Região Metropolitana do Vale do Aço, de acordo com as Estimativas da População 2025 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em três anos, a cidade saltou de 44.800 para 49.025 moradores, um avanço de 9,43%, bem acima da média regional. No mesmo período, Ipatinga subiu de 227.731 para 235.311 habitantes, incremento de 3,33%. Timóteo passou de 81.579 para 84.172 moradores (3,18%) e Coronel Fabriciano avançou de 104.736 para 108.708, crescimento de 3,79%. (Diário do Aço – Ipatinga)

Leia Também:  Presidente do Instituto do Agronegócio prega responsabilidade na busca de soluções para a crise do setor

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0127179-santana-do-paraiso-lidera-crescimento-populacional-na-regiao-metropolitana-do-vale-do-aco

Rota Turística lançada no Sul de Minas

Três Pontas recebeu, na semana passada, o lançamento oficial da Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, uma iniciativa da Edersul – Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas. Realizado na Fazenda Pedra Negra, o evento marcou o início de um projeto que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do secretário Leônidas José de Oliveira, que esteve presente na ocasião, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Três Pontas e Varginha. A proposta vai além de um roteiro fixo: trata-se de um conjunto de experiências que podem ser combinadas de acordo com o interesse dos visitantes. O objetivo é integrar atrativos ligados ao café, às águas e às paisagens naturais, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e valorização cultural em todo o Sul de Minas. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

https://mgturismo.com.br/rota-turistica-do-cafe-e-das-aguas-de-furnas-e-lancada-no-sul-de-minas/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA