Coluna Minas Gerais
Em noite de homenagens e reconhecimento, FIEMG celebra o Dia da Indústria 2025
SISTEMA FIEMG | Divulgação
Empresários, indústrias, alunos, instrutores e professores são agraciados pela Federação por contribuírem com o progresso do país.
Uma noite de celebração e reconhecimento. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025, homenageando quem contribui com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil — de industriais a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a presença de empresários, executivos, políticos e representantes de instituições públicas e privadas.
Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que os empresários homenageados representam a importância da indústria para o desenvolvimento de Minas Gerais e do associativismo como instrumento de engajamento em prol do progresso do estado e do país.
“O ambiente de negócios está sempre em mudança, e é preciso estar presente no espaço público, fomentando políticas públicas portadoras de futuro e benéficas para a sociedade. Por isso, nossa responsabilidade é ainda maior diante de um cenário cercado de desafios”, afirmou.
O líder empresarial também ressaltou o trabalho conjunto com o governo de Minas, especialmente nas ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria do ambiente de negócios.
“O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrarmos soluções para os desafios da sociedade. É preciso união para enfrentarmos esses problemas”, completou, ao agradecer a presença das autoridades que compuseram a mesa solene.
Por fim, Roscoe destacou histórias de superação e conquistas de alunos do SESI e do SENAI, mostrando na prática como a indústria mineira transforma vidas — resultado do trabalho sério e da responsabilidade no uso dos recursos do Sistema S.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, representando o governador Romeu Zema, destacou a parceria do Executivo com a FIEMG, especialmente nas iniciativas voltadas para geração de emprego, renda e melhoria do ambiente de negócios.
“O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e que constrói pontes”, afirmou, parabenizando todos os homenageados.
Homenagens
O Mérito Industrial CNI foi entregue a Ricardo Valadares Gontijo, fundador e presidente do Conselho de Administração da Direcional Engenharia, que tem mais de 40 anos de atuação na construção civil.
“Esse reconhecimento me inspira e, ao mesmo tempo, traz mais responsabilidade. Afinal, a construção civil é um setor que transforma, movimenta a economia e impacta a vida de milhares de brasileiros. Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo e acreditaram no meu sonho”, destacou.
O empresário Guilherme Abrantes, fundador da Laticínios Dona Formosa e presidente do Silemg, recebeu o Mérito Industrial do Ano. Ele lidera uma operação industrial em constante crescimento, com forte presença no mercado, marcada pela inovação e qualidade.
“O reconhecimento desta noite marca minha trajetória, mas, principalmente, valoriza um setor do qual participo com tanto orgulho: a indústria de laticínios de Minas Gerais, uma cadeia produtiva que gera empregos e está no dia a dia de milhares de pessoas”, declarou.
O Mérito Industrial 2025 também foi entregue a empresários que se destacaram pelo fortalecimento do setor produtivo:
-
Gilmar Dias dos Santos, Grupo EPO e S&D
-
Walker Magalhães Lahmann, Eurofarma
-
Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, Premialy e Santonely Panificados
-
Sandro Faria Heringer, Carrocerias Heringer
-
Magnaldo Geraldo Filho, Super Fogos e presidente do Sindiemg
-
Fausto Gabriel dos Santos, Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria
-
Gustavo Mendonça dos Santos, Só Minas Alimentos
-
Antônio Vilhena Paula Souza, Frigorífico Cambuí e Anics
-
José Carlos Nunes Freire, Primar Indústria Têxtil
-
Joel Alves de Carvalho, Joel Couros e Unatex
-
João Vinhas de Arantes Neto, Vale do Sol
-
Gilson Almeida Vilela, Serquip MG
-
Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto, gráfica Silva Lara
-
Wagner de Brito Barbosa, Bioflorestas e ArcelorMittal
-
Olavo Alves Corgosinho, Data Engenharia
-
Shelber de Abreu, Microfund e SH Corte e Usinagem
Quem faz a indústria e transforma
A Metalúrgica Soares, de Itaúna, e a Painelbras Engenharia, de Contagem, foram reconhecidas com o Mérito Inovação na Indústria, destacando seu protagonismo em soluções inovadoras.
Também foram homenageados com o prêmio Portadores do Futuro os professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI, que se destacaram pelos resultados e impacto positivo na indústria.
Entre eles, Neuda Gomes Fagundes, professora de matemática e coordenadora do SESI Barreiro, emocionou-se ao falar da importância da instituição:
“Vi o SESI crescer e hoje percebo como ele é inovador no ensino, com metodologias ativas e tecnologia. Nossa missão é entregar à indústria e à sociedade cidadãos críticos, questionadores e preparados, valorizando tanto o conhecimento técnico quanto o desenvolvimento humano.”
Clique aqui e veja mais fotos do evento.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Coluna Minas Gerais
Duplicação da BR 381 tem estudos
Foto: Divulgação/Nova 381
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Duplicação da BR 381 tem estudos
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou a realização de estudos que poderão viabilizar a duplicação de mais 70 quilômetros da BR-381, em Minas Gerais. A decisão, tomada por unanimidade, representa um novo avanço nas ações voltadas à melhoria da segurança e da fluidez no principal corredor rodoviário do Leste mineiro. A Nova 381 Concessionária de Rodovia, responsável pela administração do trecho, conduzirá o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para avaliar se o aumento do volume de tráfego justifica a construção da pista adicional. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/antt-autoriza-estudos-para-ampliar-duplicacao-da-br-381-em-mais-70-km-entre-valadares-e-belo-oriente/
Sete Lagoas terá Medicina
A educação superior de Sete Lagoas acaba de atingir um novo patamar histórico. Foi publicada recentemente no Diário Oficial da União a portaria que autoriza o funcionamento do curso de Medicina da Faculdade Sete Lagoas. A notícia chega acompanhada de um selo de qualidade raro: o curso foi aprovado com nota máxima (Conceito 5) na avaliação do Ministério da Educação. A autorização atende a uma demanda antiga da comunidade e promete transformar o cenário da saúde local, retendo talentos na cidade e atraindo novos estudantes de diversas partes de Minas Gerais e do Brasil. (Sete Dias – Sete Lagoas)
https://www.setedias.com.br/22387-2/
PSDB vence em Martins Soares
José Santana Emerick (PSDB) foi eleito com 51,67% (3.151 votos) para o cargo de prefeito de Martins Soares no domingo, 07/12, durante a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice-prefeita é Márcia Pires Mota (PSDB). Os dois foram candidatos pela Coligação Cuidando da Nossa Gente.A outra chapa recebeu 48,33% (2.947 votos) e foi composta pelo candidato a prefeito Michell Bahia Dutra Emerick (MDB) e a vice Renata Kelle Assis Dutra (MDB), que concorreram pela Coligação Unidos Por Martins Soares. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/regional/santana-e-marcia-vencem-a-eleicao-para-a-prefeitura-de-martins-soares/
INSS faz mutirão no Mucuri
A população de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, terá a oportunidade de ser atendida em mutirões do Instituto Nacional do Seguro Social, que acontecerão nos próximos dois finais de semana de dezembro. Ao todo, serão ofertadas 1.900 vagas extras para perícia médica e avaliação social, beneficiando moradores da cidade, assim como a de municípios vizinhos. Em Teófilo Otoni, a iniciativa será concentrada nos dois sábados, dias 6 e 13 de dezembro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=32124
Seca coloca Minas em alerta
O estado de Minas Gerais enfrenta um dos períodos mais críticos de sua história recente no que diz respeito aos desastres climáticos. Na semana passada, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente a situação de emergência em mais de 120 municípios mineiros, afetados principalmente pela severa seca, contudo, algumas localidades também sofreram com chuvas intensas que provocaram enchentes e outros danos localizados. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/seca-extrema-coloca-minas-gerais-em-alerta/
Ônibus de graça em BH aos domingos
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou neste domingo (7) que as viagens de ônibus na capital serão gratuitas aos domingos e feriados a partir da próxima semana. A medida integra o programa “Catraca Livre”, criado em comemoração aos 128 anos da cidade, celebrados em 12 de dezembro. A gratuidade vai valer para todas as linhas convencionais e suplementares do sistema municipal. Segundo a PBH, cerca de 190 mil pessoas utilizam ônibus aos domingos na capital. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/12/onibus-de-graca-em-bh-aos-domingos-e-feriados-veja-como-vai-funcionar/
Lei de Divinópolis protege infância
A infância guarda em si o direito de ser vivida com descobertas, brincadeiras e cuidado. Pensando nisso, Divinópolis deu um passo decisivo para garantir que telas e redes sociais não substituam a inocência e a curiosidade natural dessa fase da vida. A Prefeitura sancionou na última terça-feira a Lei nº 9.638, que cria diretrizes de proteção no ambiente digital e estabelece ações concretas para impedir que comportamentos, conteúdos e rotinas adultas invadam o universo infantil e acelerem etapas que deveriam ser vividas com calma e segurança. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/divinopolis-institui-lei-pioneira-para-proteger-criancas-e-adolescentes-nos-meios-digitais/
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF apresenta gargalos na mobilidade
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásIgor Eto toma posse como presidente do Avante em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásProjeto de nióbio está 100% financiado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais



