Coluna Minas Gerais

Em noite de homenagens e reconhecimento, FIEMG celebra o Dia da Indústria 2025

Publicados

em

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Empresários, indústrias, alunos, instrutores e professores são agraciados pela Federação por contribuírem com o progresso do país.

Uma noite de celebração e reconhecimento. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025, homenageando quem contribui com o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil — de industriais a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a presença de empresários, executivos, políticos e representantes de instituições públicas e privadas.

Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que os empresários homenageados representam a importância da indústria para o desenvolvimento de Minas Gerais e do associativismo como instrumento de engajamento em prol do progresso do estado e do país.

“O ambiente de negócios está sempre em mudança, e é preciso estar presente no espaço público, fomentando políticas públicas portadoras de futuro e benéficas para a sociedade. Por isso, nossa responsabilidade é ainda maior diante de um cenário cercado de desafios”, afirmou.

O líder empresarial também ressaltou o trabalho conjunto com o governo de Minas, especialmente nas ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria do ambiente de negócios.

“O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrarmos soluções para os desafios da sociedade. É preciso união para enfrentarmos esses problemas”, completou, ao agradecer a presença das autoridades que compuseram a mesa solene.

Por fim, Roscoe destacou histórias de superação e conquistas de alunos do SESI e do SENAI, mostrando na prática como a indústria mineira transforma vidas — resultado do trabalho sério e da responsabilidade no uso dos recursos do Sistema S.

Leia Também:  Gerdau investirá 3 bi em MG

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, representando o governador Romeu Zema, destacou a parceria do Executivo com a FIEMG, especialmente nas iniciativas voltadas para geração de emprego, renda e melhoria do ambiente de negócios.

“O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e que constrói pontes”, afirmou, parabenizando todos os homenageados.


Homenagens

O Mérito Industrial CNI foi entregue a Ricardo Valadares Gontijo, fundador e presidente do Conselho de Administração da Direcional Engenharia, que tem mais de 40 anos de atuação na construção civil.

“Esse reconhecimento me inspira e, ao mesmo tempo, traz mais responsabilidade. Afinal, a construção civil é um setor que transforma, movimenta a economia e impacta a vida de milhares de brasileiros. Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo e acreditaram no meu sonho”, destacou.

O empresário Guilherme Abrantes, fundador da Laticínios Dona Formosa e presidente do Silemg, recebeu o Mérito Industrial do Ano. Ele lidera uma operação industrial em constante crescimento, com forte presença no mercado, marcada pela inovação e qualidade.

“O reconhecimento desta noite marca minha trajetória, mas, principalmente, valoriza um setor do qual participo com tanto orgulho: a indústria de laticínios de Minas Gerais, uma cadeia produtiva que gera empregos e está no dia a dia de milhares de pessoas”, declarou.

O Mérito Industrial 2025 também foi entregue a empresários que se destacaram pelo fortalecimento do setor produtivo:

  • Gilmar Dias dos Santos, Grupo EPO e S&D

  • Walker Magalhães Lahmann, Eurofarma

  • Antônio Eugênio do Socorro Fernandes, Premialy e Santonely Panificados

  • Sandro Faria Heringer, Carrocerias Heringer

  • Magnaldo Geraldo Filho, Super Fogos e presidente do Sindiemg

  • Fausto Gabriel dos Santos, Fama Alimentos e Überbräu Cervejaria

  • Gustavo Mendonça dos Santos, Só Minas Alimentos

  • Antônio Vilhena Paula Souza, Frigorífico Cambuí e Anics

  • José Carlos Nunes Freire, Primar Indústria Têxtil

  • Joel Alves de Carvalho, Joel Couros e Unatex

  • João Vinhas de Arantes Neto, Vale do Sol

  • Gilson Almeida Vilela, Serquip MG

  • Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto, gráfica Silva Lara

  • Wagner de Brito Barbosa, Bioflorestas e ArcelorMittal

  • Olavo Alves Corgosinho, Data Engenharia

  • Shelber de Abreu, Microfund e SH Corte e Usinagem

Leia Também:  TJMG prestigia celebração dos 132 anos da 4ª Região Militar

Quem faz a indústria e transforma

A Metalúrgica Soares, de Itaúna, e a Painelbras Engenharia, de Contagem, foram reconhecidas com o Mérito Inovação na Indústria, destacando seu protagonismo em soluções inovadoras.

Também foram homenageados com o prêmio Portadores do Futuro os professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI, que se destacaram pelos resultados e impacto positivo na indústria.

Entre eles, Neuda Gomes Fagundes, professora de matemática e coordenadora do SESI Barreiro, emocionou-se ao falar da importância da instituição:

“Vi o SESI crescer e hoje percebo como ele é inovador no ensino, com metodologias ativas e tecnologia. Nossa missão é entregar à indústria e à sociedade cidadãos críticos, questionadores e preparados, valorizando tanto o conhecimento técnico quanto o desenvolvimento humano.”


Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Vale da Eletrônica cresce 20%

Publicados

em

Foto: Divulgação/Sanzio Mello

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Vale da Eletrônica cresce 20% 

O Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, deve fechar 2025 com crescimento de 20% no faturamento. O Arranjo Produtivo Local (APL) não sofreu impactos significativos das instabilidades econômicas internacional e brasileira. O tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a guerra comercial com a China interferiram de forma pontual nas empresas do polo, não impactando a região como um todo. As informações são do presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza Pinto. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/vale-eletronica-faturamento-maior/

260 milhões no Projeto Araxá

A St George Mining Limited anunciou a conclusão de uma captação de A$ 72,5 milhões (dólar australiano), equivalente a cerca de R$ 260 milhões, para financiar a nova etapa de desenvolvimento do Projeto Araxá, em Minas Gerais, operação voltada à produção de nióbio e terras raras. Desse total, A$ 22,5 milhões (dólar australiano) foram investidos pela Hancock Prospecting Pty Ltd, empresa australiana que é acionista das mineradoras Lynas e Arafura, importantes produtoras de terras raras fora da China. (Jornal Interação)

https://www.jornalinteracao.com.br/st-george-recebe-investimento-de-r-260-milhoes-para-o-desenvolvimento-do-projeto-araxa

Agronegócio em risco de ‘bolha logística’

Leia Também:  Cooxupé tem faturamento recorde

O cenário de dificuldade de crédito no sistema financeiro, somado à lentidão na chegada dos recursos do Plano Safra ao campo, está forçando produtores rurais do Sul de Minas Gerais a adiar a compra de insumos essenciais. Uma, empresa especializada em armazenagem e comercialização de grãos, com sede em Bom Jesus da Penha/MG, alerta para o risco iminente de uma “bolha logística” que pode comprometer o calendário da próxima safra. A falta de acesso a crédito ou o alto custo do financiamento têm levado muitos agricultores a repensar a estratégia de plantio. (Observo – Passos)

https://www.observo.com.br/crise-de-credito-agricola-ameaca-plantio-em-minas

Ferrovia terá transporte noturno

A partir de 2026, a Vale iniciará as viagens noturnas na Estrada de Ferro Vitória-Minas, oferecendo uma nova opção de transporte entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES). O primeiro teste dessa modalidade ocorreu no dia 9 de outubro, quando o trem de passageiros P004 partiu da capital mineira às 19h30, com chegada no dia seguinte, às 08h45, em Cariacica (ES). A expectativa é que as viagens tragam mais comodidade e facilitem o deslocamento de passageiros entre os dois estados. A viagem, com duração aproximada de 13 horas, percorre 664 km, passando por 30 estações de embarque e desembarque. (Conex 10)

https://www.conex10.com.br/post/0005928/vale-inicia-testes-para-o-futuro-trem-noturno-de-passageiros

Caeté cadastra carroças

A Prefeitura publicou decreto que estabelece normas para a atividade dos carroceiros na cidade. O chamado Veículo de Tração Animal (VTA) terá que ser cadastrado e licenciado pelo poder público a cada 24 meses. A utilização de Veículo de Tração Animal em vias e logradouros públicos se sujeita ao prévio licenciamento, cadastramento e fiscalização pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Mobilidade Urbana deste município, que poderá estipular pontos de parada, bem como os locais e horários em que o trânsito será permitido, de acordo com as características individuais e destinação de cada veículo. (Jornal Opinião – Caeté)

Leia Também:  Neymar celebra natal com os filhos e ex-namorada: ‘Estão a coisa mais linda’

https://www.opiniaocaete.com.br/carrocas-de-caete-terao-cadastro-obrigatorio-e-emplacamento/

Operação apreende notas falsas

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã desta quarta-feira, 15, uma operação que resultou na apreensão de cédulas falsas em uma residência localizada na Rua Pedro Montaldi, na cidade. A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Federal de Passos, após a denúncia dos Correios de São Sebastião do Paraíso, que identificaram a entrega de uma encomenda suspeita contendo notas de dinheiro falsificadas. Durante o cumprimento da ordem judicial, duas jovens se encontravam no imóvel, mas, conforme apurado pela reportagem, elas não têm qualquer envolvimento com o crime. O principal suspeito de adquirir as cédulas não estava na casa no momento da abordagem. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)

https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220103

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA