Coluna Minas Gerais
Faemg realiza a primeira Assembleia da sua história em Brasília

FAEMG SENAR | Divulgação
A Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) foi realizada, pela primeira vez, em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O encontro, que reuniu uma expressiva comitiva de produtores e presidentes de sindicatos rurais de Minas, integrou a Missão Técnica da Faemg, com o objetivo de fortalecer a representatividade da agropecuária mineira.
Em um discurso contundente, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, convocou a comitiva a repensar a atuação do setor, destacando a necessidade de inovação, união e maior protagonismo político.
Diretoria do Sistema Faemg Senar:
Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário;
Antônio de Salvo, presidente;
Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças.
União e protagonismo político no centro do discurso
Um dos pilares da fala de Salvo foi o chamado à união e à ação coletiva.
“Se fizermos sempre a mesma coisa, o resultado será esse que estamos colhendo. E convenhamos: não está bom nem para nós, nem para Minas, nem para o Brasil”, alertou.
Para ele, a solução começa com um compromisso individual que gera impacto coletivo:
“Vamos enxergar o que cada um pode fazer, do jeito que somos, do tamanho que somos. Se cada um fizer um pouco mais, faremos uma diferença gigantesca.”
Salvo também reforçou a importância de uma postura madura e despersonalizada no setor:
“É fundamental que despersonalizemos nosso relacionamento. Não é nada pessoal. Precisamos de todos — e ainda será pouco. Temos que trazer mais gente para nosso lado.”
O presidente foi enfático ao ressaltar que, embora o agro seja uma potência econômica e social, ainda carece de força política proporcional à sua relevância:
“Não é possível um setor como o nosso, que responde por 50% das exportações e tem peso significativo no PIB, ser apático politicamente.”
Vozes do Agro convergem em Brasília
Antes do discurso de Antônio de Salvo, o palco da CNA recebeu lideranças parlamentares que reforçaram a importância da união e do fortalecimento político do agro.
-
Newton Cardoso Jr. destacou:
“Sabemos da importância do agro e queremos estar cada vez mais perto desse setor que leva Minas à frente.”
-
Zé Silva afirmou:
“É um momento de firmarmos um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento do agro mineiro. Estamos à disposição para levar nosso agro avante.”
-
Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), trouxe um alerta:
“As decisões tomadas aqui em Brasília estão chegando dentro da porteira e gerando muitos problemas. Enfrentamos ataques diários: questões tributárias, socioambientais… Precisamos estar atentos e na defensiva.”
-
Ana Paula Leão reforçou a importância da união:
“Quando estamos juntos, é mais difícil sermos deixados de lado e mais fácil vencermos os desafios. Parabenizo a liderança da Faemg por unir os produtores mineiros.”
-
Domingos Sávio destacou seu orgulho pela origem no agro:
“Viemos da mesma origem e sabemos do nosso papel. Tenho orgulho de estar ao lado de deputados parceiros de muitas lutas.”
-
Evair de Melo, do Espírito Santo, fez um alerta:
“As dificuldades atuais são reflexo da falta de discussão política no passado. Precisamos mudar esse cenário.”
-
José Vitor enfatizou o papel do agro no desenvolvimento do país:
“As grandes vitórias do Brasil passaram pelo agro, graças à mobilização do setor. É tempo de construir, dialogar e enfrentar os desafios.”
-
Greyce Elias fez uma reflexão sobre futuro e responsabilidade política:
“Somos responsáveis pelo nosso futuro e pelo futuro do Brasil. As eleições passam por Minas. Precisamos incluir mais as mulheres nesse debate.”
Dados, estratégia e decisão embasada
Um dos momentos de destaque da Missão Técnica foi a palestra do cientista político e CEO da Quest Consultoria, Felipe Nunes, que apresentou um diagnóstico estratégico baseado em dados.
“As pesquisas mostram que o cidadão mineiro reconhece a agropecuária como atividade econômica fundamental, superando até a mineração na percepção pública”, revelou.
Nunes ressaltou, no entanto, que ainda há um desafio importante:
“O reconhecimento da qualidade dos nossos produtos e da geração de empregos já existe. Agora, é preciso que a sociedade entenda que o agro é uma cadeia produtiva que sustenta a economia mineira.”
Missão Técnica: conexão e fortalecimento institucional
A Missão Técnica da Faemg a Brasília reuniu 250 presidentes e diretores de sindicatos rurais mineiros, em uma agenda intensa de reuniões estratégicas na CNA e no Congresso Nacional.
O objetivo foi aprofundar o alinhamento institucional, fortalecer a defesa do produtor rural e ampliar a atuação política do setor.
No segundo dia, os trabalhos começaram com as boas-vindas do presidente da CNA, João Martins, que destacou:
“A CNA é uma trincheira de defesa do produtor rural. Precisamos estar na vanguarda, preparados para uma agropecuária pujante e inovadora.”
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou do encontro e apresentou propostas para o setor, abordando temas como:
-
Pecuária intensiva,
-
Outorga de água,
-
Limpeza de áreas,
-
Vegetação sucessória,
-
Revisão do mapa do IBGE,
-
Segurança no campo,
-
Fiscalização do trabalho.


Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite

FAEMG SENAR | Divulgação
Parceria garantirá o repasse mensal de 7 mil litros para hospitais e instituições assistenciais de Belo Horizonte ao longo de um ano
Durante a abertura da Megaleite 2025, o Sistema Faemg Senar reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro e com a responsabilidade social. Realizada no dia 10 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a cerimônia oficializou duas importantes parcerias que asseguram a doação mensal de 7 mil litros de leite a instituições hospitalares e assistenciais da capital mineira, totalizando 84 mil litros ao longo de 12 meses.
Termos de parceria
O primeiro acordo firmado estabelece a doação mensal de 2 mil litros de leite longa vida ao Serviço Social Autônomo Servas (SSA-Servas). A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Itambé e CCPR, tendo o Sistema Faemg Senar como entidade interveniente. A distribuição será dividida igualmente: metade destinada ao Hospital Mário Penna e a outra metade a instituições socioassistenciais cadastradas pelo SSA-Servas.
O segundo termo prevê o repasse mensal de 5 mil litros de leite em embalagens Tetra Pak ao Hospital da Baleia, referência estadual em atendimento médico humanizado. Esta ação conjunta reúne o Sistema Faemg Senar, o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Fecomércio.
Compromisso social e equilíbrio do setor
“A doação, além de simbolizar a força da união entre as entidades, demonstra que, quando a cadeia do leite está equilibrada, tudo se torna possível — inclusive atender quem mais precisa com um produto tão essencial. Esse equilíbrio, essa pacificação que o setor vive hoje, é o que nos permite contribuir com tranquilidade e responsabilidade para o atendimento dos pacientes. Vamos seguir juntos, cumprindo nossa missão”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.
A iniciativa reforça o papel do setor agropecuário como agente de transformação social, aliando produção, solidariedade e compromisso com a população mineira.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrás
Quem são os deputados mineiros queridinhos da Internet
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Vice-governador de Minas participa de agenda com o PSD e reforça suspeitas de mudança partidária
-
POLÍCIA CIVIL MG4 dias atrás
Golpe de Estelionato envolvendo implementos agrícolas é apurado pela PCMG
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Projeto Araxá projeta 200 empregos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Ipatinga investe 68 milhões no transporte