Coluna Minas Gerais
Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

FECOMÉRCIO MG | Divulgação
Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.
O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.
Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.
Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.
A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.
“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.
Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
PESQUISA QUAEST–FAEMG: 80% DOS MINEIROS TÊM IMAGEM POSITIVA DO AGRO

FAEMG SENAR | Divulgação
Avaliação positiva está associada à geração de empregos e à qualidade da produção
Uma nova pesquisa realizada pela Quaest, em parceria com o Sistema Faemg, mostra que oito em cada dez mineiros têm uma imagem positiva da agropecuária. O levantamento confirma que o setor segue como o mais bem avaliado da economia mineira, à frente de serviços (66%), indústria automobilística (51%), siderurgia (50%) e mineração (39%).
Além de ser o segmento com a melhor imagem, o agro é apontado como a principal atividade econômica do estado, na opinião de 43% dos entrevistados — superando a mineração, que aparece com 24%. Entre os setores avaliados, o agronegócio também é visto como o que mais contribui para o desenvolvimento de Minas (39%) e o melhor para se trabalhar (31%).
Por que o agro tem imagem positiva?
Entre os 80% que avaliam o setor de forma positiva, os principais motivos citados são:
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Geração de empregos (24%)
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Produção de alimentos com qualidade (24%)
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Promoção do desenvolvimento econômico (16%)
Menor percepção de dano ambiental
Entre os que têm uma imagem negativa do setor (5%), o levantamento aponta queda na percepção de que o agro prejudica o meio ambiente, passando de 22%, em 2023, para 16% este ano. A pesquisa reforça, ainda, que a agropecuária é reconhecida como a atividade econômica mais representativa de Minas Gerais, enquanto a mineração, embora importante, enfrenta maior resistência na opinião pública.
A imagem do produtor rural mineiro
A figura do produtor rural mineiro também foi bem avaliada:
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91% o consideram trabalhador
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75% o veem como honesto
Um dado que chama atenção é o aumento significativo no número de produtores que participaram de formações técnicas oferecidas pelo Sistema Faemg, que passou de 5% em 2023 para 20% em 2024.
“O Agro está cada vez mais dedicado a promover uma atividade economicamente forte, que respeita o meio ambiente e valoriza o trabalhador rural. A população já reconhece esses valores, e consolidamos a liderança da nossa atividade na percepção dos mineiros”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg.
Metodologia
A pesquisa Quaest–FAEMG foi realizada entre os dias 8 e 17 de maio, com 3.504 entrevistados em todo o estado. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
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