Coluna Minas Gerais
Minas será polo de hidrogênio verde
Foto: Divulgação/Tânia Rêgo Agência Brasil.
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Minas será polo de hidrogênio verde
Minas Gerais deu mais um salto em direção ao protagonismo global na transição energética. A Cemig, uma das maiores companhias do setor elétrico brasileiro, concluiu com êxito seu plano estratégico voltado ao hidrogênio verde (H2V), consolidando uma visão ousada, inovadora e essencial para o futuro da energia limpa no Brasil e no mundo. A conclusão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com foco no H2V, reforça o posicionamento da Cemig como agente catalisador de uma nova era energética. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/noticias/economia/energia/2026/01/04/cemig-impulsiona-minas-gerais-como-polo-de-hidrogenio-verde/
Começam viagens noturnas BH a Vitória
Após mais de três décadas, o Brasil volta a ter um trem regular de passageiros operando à noite. O serviço noturno do trem da Vale entra em circulação ligando Belo Horizonte a Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES). Todas as passagens disponíveis dentro do prazo máximo de 45 dias de antecedência estão esgotadas. Segundo a Vale, novas datas são liberadas diariamente, e o passageiro só consegue comprar bilhetes para viagens que ultrapassem esse intervalo. As vendas começaram em 20 de novembro e os primeiros dias de operação, entre 1º e 4 de janeiro, tiveram os assentos rapidamente ocupados. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/45801-viagens-noturnas-do-trem-da-vale-que-liga-bh-a-vitoria-comecam-a-operar
Autista tem identificação na UPA Divinópolis
A Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro Martins (UPA Divinópolis) implementou um sistema de identificação por pulseira personalizada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida tem como objetivo humanizar o atendimento e oferecer uma assistência mais acolhedora, respeitando as particularidades de cada paciente. Com a pulseira, as equipes assistenciais conseguem identificar rapidamente os pacientes com TEA desde a entrada na unidade. Isso permite ajustes na comunicação, redução de estímulos sensoriais e maior compreensão das necessidades individuais. (Jornal Agora – Divinópolis)
https://www.agoracomvoce.com.br/2026/01/05/upa-divinopolis-adota-pulseira-de-identificacao-para-pacientes-com-transtorno-do-espectro-autista/
Juiz de Fora debate carnaval
A Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza, nesta terça-feira (6), uma audiência pública para discutir a situação e as perspectivas dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2026. O debate acontece às 15h, no Plenário da Casa Legislativa. A audiência foi solicitada pelo vereador Maurício Delgado (REDE), após a apresentação de dois requerimentos que pedem esclarecimentos sobre a situação financeira para a realização da festa no município. Segundo o parlamentar, a punição aplicada à Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora pelo Ministério Público também motivou a convocação do debate. (Acessa.com)
https://www.acessa.com/cidade/2026/01/303184-camara-realiza-audiencia-publica-para-debater-o-carnaval-2026-em-juiz-de-fora.html
Sesi retoma aulas em fevereiro
As aulas da Escola Sesi Professora Quita Guimarães, em Montes Claros, serão retomadas no prédio da própria unidade em 2026. O início está previsto para o dia 23 de fevereiro. No dia 19 de novembro, a unidade foi interditada após a Defesa Civil identificar problemas estruturais na edificação. De acordo com nota divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a retomada foi decidida “após um amplo conjunto de análises técnicas e estudos de viabilidade”. Os trabalhos foram conduzidos pela entidade e por especialistas externos. (Novo Jornal de Notícias)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/aulas-da-escola-do-sesi-voltarao-a-ser-realizadas-no-proximo-ano/
Sistema mostra nível dos rios
A grande preocupação de quem mora às margens dos cursos d’água é com as enchentes, por isso que em Manhuaçu foram instaladas câmeras que acompanham 24 horas por dia o nível do rio Manhuaçu e do ribeirão São Luís. O sistema está instalado em três pontos do município, um em Ponte do Silva e dois em Manhuaçu, com transmissão online e disponibilizado no site da prefeitura. Outro mecanismo que auxilia no monitoramento são quatro réguas que possibilitam a medição do nível das águas. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2024/cidade/saiba-como-acompanhar-o-nivel-dos-rios-em-manhuacu/
Coluna Minas Gerais
Instituto de Sete Lagoas inicia atividades
Foto: Guilherme Brasil / IFTM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Instituto de Sete Lagoas inicia atividades
Na próxima quarta-feira (25), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) começa sua jornada em Sete Lagoas com a aula inaugural, na presença de alunos, professores e autoridades. O centro educacional funcionará ainda de forma provisória nas instalações do Unifemm até a conclusão do seu campus, na região central da cidade – neste primeiro semestre 70 alunos terão o Ensino Médio regular com dois cursos da área de tecnologia. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/instituto-federal-de-sete-lagoas-inicia-atividades-na-proxima-quarta-feira-dia-25/
Ex-presidente de cooperativa é preso
O ex-presidente da Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Ibiraci, Cocapil, Elvis Vilhena Faleiros, 40, foi preso pela Polícia Militar em Frutal após diligências que resultaram na sua localização. Ele estava foragido e é investigado por crimes relacionados ao esvaziamento de um armazém de café ocorrido em 4 de dezembro de 2025. O caso envolve um prejuízo estimado em R$ 50 milhões, atingindo 179 vítimas, a maioria produtores rurais vinculados à cooperativa. (Jornal do Sudoeste)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=220864
Carnaval tem avaliação positivo em Poços
Foram apresentados na tarde de sexta-feira (20), os resultados do Carnaval 2026, que entrou para a história. A festa consolidou Poços de Caldas como um dos principais destinos carnavalescos de Minas Gerais, destacando-se não apenas pela diversidade cultural e organização, mas, sobretudo, pelo expressivo impacto econômico e pelos excelentes índices de segurança registrados durante os dias de folia. A movimentação estimada foi de R$ 162 milhões na economia local, resultado direto do aumento da taxa de ocupação hoteleira, do consumo nos estabelecimentos comerciais e do fluxo intenso nos atrativos turísticos. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/02/20/carnaval-2026-fortalece-o-protagonismo-de-pocos-em-minas-e-registra-reducao-nos-indices-de-criminalidade/
Consórcios crescem em Minas
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o consórcio de imóveis apresentou um crescimento significativo nos últimos anos. Entre 2020 e 2025, as vendas de cotas tiveram alta próxima de 300%. Nos últimos 20 anos, desde 2005, aproximadamente 1,55 milhão de participantes foram contemplados, permitindo a compra de imóveis para moradia, negócios ou investimentos. Esse cenário é especialmente visível em Minas Gerais, onde o consórcio de imóveis tem grande relevância, representando cerca de 10% do total de cotas vendidas no país. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/consorcio-de-imoveis-apresenta-crescimento-significativo-em-minas/
Mais uma ponte sob atenção em Minas
Após a interdição da ponte que liga Miguelópolis (SP) a Conceição das Alagoas (MG), agora o Ministério Público Federal (MPF) também volta a atenção para outra travessia sobre o Rio Grande. Trata-se da Ponte de Divisa, que conecta Sacramento (MG) a Rifaina (SP), e que vem apresentando problemas estruturais. Diante da situação, o MPF entrou na Justiça pedindo que sejam feitos reparos urgentes na ponte. O órgão também quer que fique definido, de uma vez por todas, qual empresa ou órgão público é responsável pela manutenção da estrutura, já que hoje há divergência entre as instituições envolvidas. (Jornal da Manhã)
https://www.jmonline.com.br/cidade/mais-uma-ponte-sobre-o-rio-grande-tem-problemas-e-ministerio-publico-aciona-a-justica-1.594799
4 toneladas de drogas incineradas
A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na sexta-feira (20), a incineração de quatro toneladas de drogas em Ipatinga, no Vale do Aço. Os entorpecentes foram destruídos no alto-forno da Usiminas e são resultado de apreensões realizadas ao longo de 3 a 4 meses em Belo Horizonte. A operação foi coordenada pelo chefe do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), delegado Rodrigo Macedo de Bustamante, pelo delegado da 4ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico, Daniel Augusto dos Reis, com apoio do chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Gilmaro Alves Ferreira. (Jornal Classivale)
https://jornalclassivale.com.br/noticia/5324/policia-civil-incinera-4-toneladas-de-drogas-em-ipatinga
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásTecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema Faemg Senar lança novos cursos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásExpomontes tem 99% de reservas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásApós ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMineradora adquire área em Araxá
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUnião, diálogo e firmeza ditam posição do agro neste ano eleitoral
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSINFERSI e FIEMG cobram do DNIT solução para restrição de carga na ponte da BR&365, em Pirapora (MG)



