Coluna Minas Gerais

Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo

Publicados

em

 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Museu é dedicado ao pão de queijo

O Museu Memorial do Pão de Queijo, localizado em Januária, no Norte de Minas, é o primeiro do Brasil dedicado à história dessa iguaria típica de Minas Gerais. Inaugurado em 2013, o museu homenageia o casal Geraldo e Dália Farias, conhecidos quitandeiros que vendiam pão de queijo e outras delícias para os passageiros de barcos a vapor no Rio São Francisco. O espaço preserva objetos históricos e culturais relacionados à produção artesanal do pão de queijo, oferece oficinas culinárias e degustação.. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros – Foto:Reprodução))

https://gazetanm.com.br/nas-aguas-do-velho-chico-saiba-onde-fica-o-primeiro-museu-do-brasil-dedicado-ao-pao-de-queijo/

 

Cantata de Natal da Almg

A 16ª edição da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ocorrerá na próxima quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, às 19h, no Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. O evento reunirá mais de 300 vozes, incluindo o Coral da ALMG e 14 corais parceiros, e contará com a participação especial da Orquestra Opus. A apresentação, que será transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e Facebook, celebra o espírito natalino e promove a integração entre instituições públicas e a comunidade, além de valorizar a música erudita. (Balcão News – Belo Horizonte)

https://balcaonews.com.br/2024/11/25/cantata-de-natal-da-almg-sera-na-proxima-quarta-feira-dia-4/

 

Ouro Preto inaugura Natal

Leia Também:  Sistema Faemg Senar lança campanha “Camisa Verde Que Transforma”

O Natal de Ouro Preto 2024 foi inaugurado no último sábado (23), com a iluminação oficial da Praça Tiradentes, dando início à temporada de festas “Natal de Ouro Preto Luz e História”. A programação deste ano inclui atrações culturais como Folias de Reis, Pastorinhas, corais, e cortejos com artistas circenses, além de uma imponente árvore de Natal de 22 metros em frente ao Museu da Inconfidência. A cidade, que espera receber cerca de 90 mil turistas até 6 de janeiro de 2025, celebra a união da tradição local com a iluminação natalina, criando um espetáculo de luz e cultura.. (O Liberal – Ouro Preto)

https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/ouro-preto-inaugura-natal-de-luz-com-programacao-historica-e-cultural/

 

Violência contra servidores aumenta

A violência nos serviços de saúde cresceu quase 28% em Juiz de Fora este ano. Foram 359 ocorrências registradas entre janeiro e setembro, contra 281 no mesmo período de 2023. Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais. No topo da lista de 2024 estão os furtos, com 76 casos, seguidos por “outras infrações contra a pessoa”, com 57 registros, e por ameaças, com 52. Vias de fato/agressão, danos e lesões corporais também aparecem entre os crimes mais comuns, com 18, 20 e 11 anotações, respectivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-11-2024/violencia-saude-cresce-jf.html

 

Ipatinga tem Selo em alfabetização

O município de Ipatinga conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental e recuperar aprendizagens prejudicadas pela pandemia. A cidade alcançou 95 pontos, destacando-se pelo esforço e investimento contínuo na educação, incluindo a formação de professores e gestores, e a implementação de políticas de alfabetização. O selo reconhece os avanços na qualidade educacional e coloca Ipatinga entre os municípios com os melhores índices de alfabetização do Brasil. O programa prevê investimentos de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. (Diário do Aço – Ipatinga)

Leia Também:  Ambulatório médico é dedicado ao atendimento à população do campo em Viçosa, na Zona da Mata

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0120286-municipio-de-ipatinga-e-distinguido-pelo-mec-com-selo-ouro-em-alfabetizacao

 

ANM alerta 44 barragens

A Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou para o risco elevado de rompimento em 44 barragens de rejeitos de mineração em Minas Gerais durante o período chuvoso, afetando mais de 60 mil pessoas. Essas barragens acumulam mais de 517 milhões de metros cúbicos de rejeitos, um volume 11 vezes superior ao do desastre de Mariana, em 2015. A barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, é uma das mais críticas, com nível 3 de emergência e risco iminente de ruptura, apesar dos esforços da ArcelorMittal para construir uma estrutura de contenção até 2025. Muitos problemas nas barragens, como falhas em estruturas de drenagem e infiltrações, aumentam a vulnerabilidade, e a ANM exige maior fiscalização e medidas preventivas das mineradoras para evitar acidentes graves. (Por Dentro de Minas)

https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/11/anm-alerta-para-risco-elevado-em-44-barragens-de-minas-gerais-durante-periodo-chuvoso/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, recebe Título de Cidadã Honorária em reconhecimento à transformação social e ambiental no Vale do Jequitinhonha

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

Projetos como o “Dona de Mim” e “Seca Zero” foram decisivos para a honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Belo Horizonte, 22 de agosto de 2025 – A empresária Ana Cabral, CEO e fundadora da Sigma Lithium, maior empresa brasileira dedicada à produção de Lítio Verde, foi homenageada nesta quinta-feira (21) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o Título de Cidadã Honorária do Estado. A honraria celebra não apenas a liderança da executiva, mas também o modelo de negócio pioneiro que a empresa implementou no Vale do Jequitinhonha, baseado em inovação ambiental e desenvolvimento social profundo.

A concessão do título foi fundamentada no legado tangível que a Sigma Lithium está construindo em Araçuaí e Itinga. A empresa estabeleceu um novo paradigma para a mineração mundial ao desenvolver a primeira planta de Lítio Verde do planeta, que opera com zero barragens de rejeitos, zero uso de químicos nocivos, zero uso de água potável, zero uso de energia “suja” e zero carbono – inovação que endereça diretamente as maiores preocupações ambientais do setor.

Leia Também:  São João Batista do Glória vai integrar a região da Indicação Geográfica do Queijo da Canastra

Além da vanguarda tecnológica, o impacto humano foi um pilar central para o reconhecimento de Ana Cabral. Por meio de iniciativas como o programa Dona de Mim, a Sigma Lithium já capacitou mais de 2 mil mulheres da região em áreas como empreendedorismo e habilidades para o mercado de trabalho, fomentando a independência financeira e a equidade de gênero.

Somado a isso, os projetos Seca Zero, voltado à construção de sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos, e Água Para Todos, de distribuição de caixas d’água para as comunidades do entorno, levam segurança hídrica a dezenas de famílias, mitigando os efeitos históricos da seca no Vale do Jequitinhonha.

“Esta homenagem pertence à resiliência e à força do povo do Vale do Jequitinhonha. Ela é o reconhecimento de que é possível unir desenvolvimento econômico com justiça social e respeito absoluto ao meio ambiente. Programas como o ‘Dona de Mim’ e o ‘Seca Zero’ estão no centro da nossa licença para operar. O Lítio Verde que produzimos carrega em si o DNA do progresso social e da sustentabilidade de Minas Gerais. É um orgulho imenso estar aqui representando os nossos milhares de profissionais que ajudam a tornar nosso propósito realidade na região.”Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium

Com a geração de mais de 1.500 empregos diretos e a priorização de fornecedores e mão de obra locais, a Sigma Lithium está criando um ecossistema de inovação que posiciona Minas Gerais como líder na transição energética global, no centro da cadeia produtiva de baterias e veículos elétricos, provando que o desenvolvimento econômico pode, e deve, ser um vetor para a redução de desigualdades históricas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA