Coluna Minas Gerais

Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo

Publicados

em

 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Museu é dedicado ao pão de queijo

O Museu Memorial do Pão de Queijo, localizado em Januária, no Norte de Minas, é o primeiro do Brasil dedicado à história dessa iguaria típica de Minas Gerais. Inaugurado em 2013, o museu homenageia o casal Geraldo e Dália Farias, conhecidos quitandeiros que vendiam pão de queijo e outras delícias para os passageiros de barcos a vapor no Rio São Francisco. O espaço preserva objetos históricos e culturais relacionados à produção artesanal do pão de queijo, oferece oficinas culinárias e degustação.. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros – Foto:Reprodução))

https://gazetanm.com.br/nas-aguas-do-velho-chico-saiba-onde-fica-o-primeiro-museu-do-brasil-dedicado-ao-pao-de-queijo/

 

Cantata de Natal da Almg

A 16ª edição da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ocorrerá na próxima quarta-feira, 4 de dezembro de 2024, às 19h, no Palácio da Inconfidência, em Belo Horizonte, com entrada gratuita. O evento reunirá mais de 300 vozes, incluindo o Coral da ALMG e 14 corais parceiros, e contará com a participação especial da Orquestra Opus. A apresentação, que será transmitida pelo canal da ALMG no YouTube e Facebook, celebra o espírito natalino e promove a integração entre instituições públicas e a comunidade, além de valorizar a música erudita. (Balcão News – Belo Horizonte)

https://balcaonews.com.br/2024/11/25/cantata-de-natal-da-almg-sera-na-proxima-quarta-feira-dia-4/

 

Ouro Preto inaugura Natal

Leia Também:  Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028

O Natal de Ouro Preto 2024 foi inaugurado no último sábado (23), com a iluminação oficial da Praça Tiradentes, dando início à temporada de festas “Natal de Ouro Preto Luz e História”. A programação deste ano inclui atrações culturais como Folias de Reis, Pastorinhas, corais, e cortejos com artistas circenses, além de uma imponente árvore de Natal de 22 metros em frente ao Museu da Inconfidência. A cidade, que espera receber cerca de 90 mil turistas até 6 de janeiro de 2025, celebra a união da tradição local com a iluminação natalina, criando um espetáculo de luz e cultura.. (O Liberal – Ouro Preto)

https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/ouro-preto-inaugura-natal-de-luz-com-programacao-historica-e-cultural/

 

Violência contra servidores aumenta

A violência nos serviços de saúde cresceu quase 28% em Juiz de Fora este ano. Foram 359 ocorrências registradas entre janeiro e setembro, contra 281 no mesmo período de 2023. Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais. No topo da lista de 2024 estão os furtos, com 76 casos, seguidos por “outras infrações contra a pessoa”, com 57 registros, e por ameaças, com 52. Vias de fato/agressão, danos e lesões corporais também aparecem entre os crimes mais comuns, com 18, 20 e 11 anotações, respectivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/26-11-2024/violencia-saude-cresce-jf.html

 

Ipatinga tem Selo em alfabetização

O município de Ipatinga conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa do Governo Federal que visa garantir a alfabetização de crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental e recuperar aprendizagens prejudicadas pela pandemia. A cidade alcançou 95 pontos, destacando-se pelo esforço e investimento contínuo na educação, incluindo a formação de professores e gestores, e a implementação de políticas de alfabetização. O selo reconhece os avanços na qualidade educacional e coloca Ipatinga entre os municípios com os melhores índices de alfabetização do Brasil. O programa prevê investimentos de R$ 2 bilhões ao longo de quatro anos. (Diário do Aço – Ipatinga)

Leia Também:  Januária: operação termina com prisões e preensões contra o tráfico

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0120286-municipio-de-ipatinga-e-distinguido-pelo-mec-com-selo-ouro-em-alfabetizacao

 

ANM alerta 44 barragens

A Agência Nacional de Mineração (ANM) alertou para o risco elevado de rompimento em 44 barragens de rejeitos de mineração em Minas Gerais durante o período chuvoso, afetando mais de 60 mil pessoas. Essas barragens acumulam mais de 517 milhões de metros cúbicos de rejeitos, um volume 11 vezes superior ao do desastre de Mariana, em 2015. A barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu, é uma das mais críticas, com nível 3 de emergência e risco iminente de ruptura, apesar dos esforços da ArcelorMittal para construir uma estrutura de contenção até 2025. Muitos problemas nas barragens, como falhas em estruturas de drenagem e infiltrações, aumentam a vulnerabilidade, e a ANM exige maior fiscalização e medidas preventivas das mineradoras para evitar acidentes graves. (Por Dentro de Minas)

https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/11/anm-alerta-para-risco-elevado-em-44-barragens-de-minas-gerais-durante-periodo-chuvoso/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

3,6 toneladas de cabos irregulares retirados

Publicados

em

Foto: Divulgação

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

3,6 ton de cabos irregulares retirados
A Cemig está intensificando o combate aos cabos de empresas de telecom instalados irregularmente ou que não possuem contratos de compartilhamento nas estruturas da companhia. Somente nos três primeiros meses deste ano, a empresa já retirou 3,6 toneladas de fios irregulares em seus postes no estado de Minas Gerais, em mais de 28 cidades. Nos quatro primeiros meses de 2025, a Cemig já fez 12.938 mil notificações a empresas de telecom para fazer a adequação de fiações em toda a sua área de concessão. Esse número já é 22,94% superior a todo o ano passado. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2009/cemig-retira-36-toneladas-cabos-telecom-irregulares

Audiência debate duplicação da BR-356
A Câmara Municipal de Itabirito promoveu, na quarta-feira, 21, uma audiência pública aberta a toda população para discutir a duplicação, a sinalização e outras medidas voltadas à segurança da BR-356. A sessão contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias, representantes do poder público e de parlamentares estaduais e federais. A audiência foi conduzida pela Comissão de Indústria, Comércio e Mineração da Casa Legislativa. (O Liberal)
https://oliberalinconfidentes.com.br/itabirito/audiencia-publica-em-itabirito-debate-duplicacao-e-seguranca-na-br-356/

Gerdau investe em usina de Divinópolis
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, iniciou a parada na sua usina em Divinópolis, que irá acontecer durante todo o mês de maio. A ação integra o planejamento de manutenção preventiva da empresa e trará melhorias em equipamentos e processos, com importantes ganhos ambientais, de segurança e eficiência dos processos de produção. Entre as manutenções previstas estão a troca de diversos equipamentos e componentes em todas as áreas da unidade. (Portal G37 – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/gerdau-investe-em-modernizacao-da-usina-de-divinopolis-e-tera-ganhos-em-eficiencia-operacional-e-controles-ambientais/

Leia Também:  Produtores querem bater recorde do maior queijo do mundo em Ipanema, Sul de Minas

1º Encontro da Rede de Mulheres
O 1º Encontro da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro será realizado em Serra do Salitre no dia 24 de maio de 2025, promovido pelo Consórcio Cerrado das Águas. O evento reunirá mulheres agricultoras e lideranças comunitárias para discutir os impactos dos riscos climáticos na agricultura e como enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Com o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o encontro busca fortalecer o protagonismo feminino na construção de paisagens sustentáveis, oferecer informações sobre a adaptação ao clima e promover a regeneração de comunidades e ecossistemas, com foco na transição agroecológica e preservação do Cerrado. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/1o-encontro-da-rede-de-mulheres-construtoras-de-paisagem-regenerativa-do-cerrado-mineiro-acontece-em-serra-do-salitre

Alago defende Lago em Brasília
Uma agenda intensa e estratégica marcou a participação da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas – em Brasília esta semana. De acordo com o presidente da Alago, prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, “os eventos foram fundamentais para evidenciar a força da união entre os prefeitos. “Foi muito importante porque os prefeitos compareceram em massa, mostrando a força da união e cooperação em torno da defesa das pautas prioritárias do Lago de Furnas”, destacou. (Últimas Notícias  – Forminga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/alago-intensifica-trabalhos-em-brasilia-para-avancar-nas-demandas-do-lago-de-furnas374681/

Leia Também:  AMM vai ao STF pedir prorrogação do prazo para análise do Novo Acordo de Mariana

Ipatinga abre consulta pública
O Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga está realizando uma consulta pública para colher sugestões e contribuições sobre a Minuta do Regimento Interno da 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo é aprimorar o regimento que orientará o evento, marcado para os dias 16 e 17 de junho de 2025. A consulta pública, aberta até o dia 3 de junho, permite que usuários, trabalhadores, entidades e gestores da Política de Assistência Social, bem como a população em geral, deixem sugestões ou tirem dúvidas sobre o documento. (Jornal dos Vales – Ipatinga)
https://jornaldosvales.com.br/noticia/54880/conselho-de-assistencia-social-de-ipatinga-abre-consulta-publica-sobre-o-regimento-interno-da-16%C2%AA-conferencia–

Teófilo Otoni debate loteamentos
A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou, na noite de sexta-feira (19/5), uma audiência pública para discutir os impactos provocados por loteamentos iniciados e posteriormente abandonados no município. O foco principal foram os prejuízos nos acessos aos bairros Jardim Floresta e Buritis. A iniciativa foi do vereador Sargento Monteiro e ocorreu no Plenário da Casa Legislativa, localizado na Praça Tiradentes. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29941

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA