Coluna Minas Gerais

PIB de Minas avança 1,2% no trimestre

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

PIB de Minas avança 1,2%

Com crescimento nas três atividades que compõem o cálculo do Produto Interno Bruno (PIB), a economia de Minas Gerais fechou o terceiro trimestre de 2024 com o total de  R$ 272,3 bilhões em bens e serviços produzidos, alta real de 1,2% frente ao trimestre anterior. O avanço, influenciado principalmente pela agropecuária, é superior à média Brasil, de 0,9%. De julho a setembro, a agropecuária expandiu 11,3% em comparação ao segundo trimestre de 2024. A alta foi puxada por lavouras como as de cana-de-açúcar e de batata inglesa, ambas com projeção de crescimento no período. (Diário do Comércio – Belo Horizonte – Foto: BDMG)

https://www.diariodocomercio.com.br/economia/pib-minas-gerais-cresce-acima-do-brasil/

 

BH é a segunda “mais verde”

Belo Horizonte (BH) é a segunda cidade mais “verde” do Brasil, ficando atrás apenas de Curitiba, segundo o ranking Connected Smart Cities 2024. A cidade se destaca por suas boas práticas ambientais, como o aumento das áreas verdes protegidas, com mais de 34 mil plantios realizados em 2024 e 81 parques sob sua administração. BH também adota Soluções baseadas na Natureza, como jardins de chuva, e apresenta um forte índice de áreas verdes por habitante, com 25,98 metros quadrados por pessoa. (Balcão News – Belo Horizonte)

https://balcaonews.com.br/2024/12/16/bh-e-a-segunda-cidade-brasileira-mais-verde/

 

Moda do Jequitinhonha em São Paulo

Um grupo de 50 empreendedoras do Vale do Jequitinhonha levou sua coleção de moda, chamada “Alma”, ao Brasil Eco Fashion Week, em São Paulo, no dia 15 de dezembro. A coleção, apoiada pelo Sebrae Minas através do projeto “Mãos à Moda”, foi apresentada no desfile como parte do evento de moda sustentável. As peças, que incluem roupas femininas, upcycling e acessórios, utilizam tecidos sustentáveis e bordados típicos de Almenara, cidade conhecida como a “Terra de Alfaiates”. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 3 de dezembro

https://drd.com.br/empreendedoras-de-moda-do-vale-do-jequitinhonha-chegam-ao-brasil-eco-fashion-week/

 

Natal Solidário em Araguari

O “Natal Solidário” em Araguari, uma tradição de generosidade que começou há mais de uma década, beneficiará cerca de 8 mil pessoas nesta edição de 2024. Organizado por empresários locais, a campanha arrecada recursos, alimentos, roupas e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade durante o período natalino. Este ano, o evento aconteceu 15 de dezembro, e foram distribuídos 2 mil chesters, cestas básicas, brinquedos, bolsas térmicas e bicicletas. A ação envolve cerca de 100 voluntários e a parceria de cerca de 30 empresas, tornando-se a maior festa beneficente da cidade. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

https://gazetadotriangulo.com.br/natal-solidario-em-araguari-tradicao-de-generosidade-que-atinge-8-mil-pessoas/

 

Projeto de educação antirracista

O “Projeto Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais” será implementado na rede estadual de ensino até o final de 2025, com duração de 18 meses. A iniciativa visa promover a equidade racial, incentivando debates sobre temas antirracistas entre alunos, professores e comunidades. O projeto começará em uma escola de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e, posteriormente, será expandido para outras escolas. A meta é impactar 35% das escolas da rede até 2025. (Folha do Povo Itatiaiuçu)

Leia Também:  Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday

https://www.folhapovoitatiaiucu.com/educacao-estadual-projeto-ginga-promove-educacao-antirracista

 

BH recebe mais um gorila

Belo Horizonte recebe, em 2025, o gorila Bu-Bu, um macho de 27 anos, vindo da Hungria, para reforçar o programa de conservação de gorilas do Zoológico da cidade. Ele será alojado em quarentena por 30 a 40 dias antes de poder ser visitado. A vinda de Bu-Bu visa reestruturar o grupo de gorilas do zoológico e introduzir uma nova linhagem genética, seguindo diretrizes internacionais de bem-estar animal e conservação. O Zoo de BH tem experiência na conservação de gorilas, com registros de reprodução da espécie na América do Sul entre 2014 e 2021. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://www.jornalsaogeraldo.com.br/bh-recebe-mais-um-gorila-bu-bu-podera-ser-visitado-no-inicio-de-2025

 

Itamonte tem Monumento ao Tropeiro

Itamonte celebrou recentemente a inauguração do Monumento ao Tropeiro, uma obra grandiosa que presta tributo aos desbravadores responsáveis pelo desenvolvimento do Sul de Minas e do interior do Brasil. Localizado na entrada da cidade, o monumento é composto por seis esculturas em tamanho natural, criadas em aço pelo artista plástico Júlio Mator. As peças retratam com riqueza de detalhes a figura do tropeiro e sua comitiva. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/itamonte-inaugura-monumento-ao-tropeiro-em-homenagem-aos-desbravadores-do-sul-de-minas/

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

A 4ª edição do Corra e Movimente-se, projeto idealizado pela CAAMG e conduzido desde sua criação pelo diretor Primeiro Secretário da entidade, Giuliano Almada, chegou ao fim nesta quinta-feira (15), com a grande final presencial realizada na Academia +Fit CAAMG, em Belo Horizonte.

Até o momento, esta é a única competição 100% indoor (em esteiras) voltada exclusivamente à advocacia no Brasil. Se a tradicional Corrida de São Silvestre movimenta as ruas de São Paulo no fim do ano, o Corra e Movimente-se é o evento que acelera os batimentos da advocacia mineira no primeiro semestre, com foco em saúde e bem-estar.

A competição contou com 1.850 participantes — entre advogados, advogadas, estagiários e estagiárias — de 219 cidades de Minas Gerais. As duas primeiras etapas foram realizadas de forma remota, com os atletas correndo em esteiras, conectados via Zoom e sob a supervisão da equipe do setor de Projetos da CAAMG. Um modelo logístico inovador, que permite a participação simultânea da advocacia em diferentes regiões do estado, e que vem se destacando por democratizar o acesso à prática esportiva organizada.

Leia Também:  AMM abre inscrições para o 40º Congresso Mineiro de Municípios

Corridas 100% indoor, ou seja, realizadas exclusivamente em esteiras, são raras no Brasil, geralmente promovidas por academias, clubes ou marcas esportivas em ações promocionais, desafios corporativos ou eventos beneficentes. O Corra e Movimente-se é, até o momento, a única competição do gênero voltada exclusivamente à advocacia no país.

Grande Final

Na final presencial, realizada na unidade da Academia +Fit CAAMG, no bairro Barro Preto, em BH, os 30 finalistas — classificados após duas etapas eliminatórias — disputaram a última corrida em busca dos melhores tempos.

Os vencedores subiram ao pódio e foram reconhecidos nas categorias de 5 km e 10 km, com premiação dividida por faixa etária: 20 a 40 anos, 41 a 50 anos e 51+, tanto no feminino quanto no masculino.


 O 1º lugar de cada categoria recebeu um voucher de R$ 1.000,00 em produtos da Nike, como símbolo de esforço e superação.

 Os 2º e 3º colocados ganharam brindes oferecidos pela CAAMG.

“Nosso propósito é ver a advocacia mineira se cuidando. Queremos incentivar quem já corre a continuar se superando, e estimular aqueles que ainda não praticam atividades físicas a darem o primeiro passo — ou melhor, a primeira corrida”, destacou Giuliano Almada. “A CAAMG quer estar ao lado da advocacia também nesse cuidado com o corpo e a mente.”

Leia Também:  Governo de Minas e educadores criam regime de colaboração entre Estado e municípios

Além dos premiados da grande final, todos os participantes que concluíram a primeira etapa receberam um kit exclusivo, com camiseta regata, medalha e suplemento alimentar — um incentivo concreto à continuidade da prática esportiva.

Muito mais que uma corrida

O Corra e Movimente-se é mais do que uma competição. É um convite à autoconsciência, à disciplina e ao cuidado integral. Ao transformar a esteira em ponto de encontro da advocacia mineira, o projeto reafirma o compromisso da CAAMG com uma advocacia ativa, saudável e cada vez mais conectada com o presente — e com o corpo e a mente. 

Clique aqui para conferir as fotos da final

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA