Coluna Minas Gerais

Primeiro registro de Queijo Cabacinha é de produtor atendido pelo ATeG

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O produtor José Alves dos Santos, de Joaíma, no Nordeste de Minas Gerais, alcançou um feito inédito: sua queijaria é a primeira em todo o estado a obter o registro de inspeção sanitária para comercializar o “Queijo Artesanal Cabacinha do Vale do Jequitinhonha”.

Essa conquista contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, do Sistema Faemg Senar, da Comissão Técnica (CT) de Queijo Minas Artesanal, da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Seapa) – por meio do IMA, Epamig e Emater –, além do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (Cimbaje) e da Associação de Produtores de Queijo Cabacinha (Aprocaje).

De economista a produtor premiado

José Alves, acompanhado pela esposa Rita de Cássia Trindade Alves, iniciou sua trajetória no agro em 2001, após se mudar de Sergipe para Minas Gerais, seguindo os passos dos pais. Sem experiência no campo, buscou capacitação no Senar, realizando cerca de 10 cursos, incluindo seu primeiro curso na área de queijos.

“Comecei do zero, sem entender nada da propriedade. Meu primeiro curso foi em 2001, aprendendo a fazer muçarela. Já o Cabacinha comecei a produzir em 2010, incentivado por um vizinho que dizia haver muita demanda. Em 2021, entrei no programa ATeG Agroindústria e não parei mais!”, relembra.

Ao longo dos anos, sua queijaria, Queijo Cabacinha da Fazenda Terra Estranha, colecionou prêmios importantes:

  • Medalha de ouro no 2º e 3º Mundial do Queijo do Brasil;

  • Medalha de ouro no VI Prêmio Brasil de Queijos Artesanais.

Leia Também:  Red Bull Bragantino e Vasco empatam na última rodada do primeiro turno do Brasileirão

Rumo à regulamentação sanitária

Com o fim do ciclo do ATeG Agroindústria em sua propriedade, José decidiu seguir em frente com o sonho da regulamentação. Ele ingressou no projeto Pós-ATeG, arcando com os custos da técnica de campo Liliane Duarte, que já o acompanhava, e buscando o apoio da especialista em registro sanitário Lívia Maria.

“Desde 2023, quando comecei a acompanhá-lo, o José demonstrava muita vontade. O grande gargalo era a falta de regulamentação do Queijo Cabacinha. Mesmo assim, ele nunca desistiu e fez todas as adequações necessárias, acreditando nos benefícios que viriam”, explica Lívia.

Regulamento técnico construído a várias mãos

A conquista do registro foi resultado de um esforço conjunto entre instituições. A regulamentação do Queijo Cabacinha foi construída com o envolvimento do Sistema Faemg Senar, por meio do ATeG Agroindústria e da CT de Queijo Minas Artesanal, da Seapa, com o suporte de IMA, Epamig e Emater, além do Cimbaje e da Aprocaje.

O Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Cabacinha foi oficialmente lançado no dia 15 de maio, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

“Essa conquista mantém as características tradicionais da produção artesanal, garantindo segurança alimentar ao consumidor. Todos ganham: produtores e sociedade. O Sistema Faemg Senar e os sindicatos se sentem com o dever cumprido por apoiar essa jornada, que começou ainda na Rota do Queijo, em 2024, em Medina, e foi coroada agora em 2025, com a assinatura da regulamentação”, afirmou Frank Barroso, vice-presidente do Sistema e presidente da CT de Queijo Minas Artesanal.

Valorização do território e autoestima para os produtores

Para a analista de ATeG, Paula Lobato, o feito é simbólico e transformador para os produtores do Vale do Jequitinhonha:

“Essa conquista é fruto de anos de trabalho, dedicação e saberes tradicionais passados de geração em geração. Representa valorização do território, aumento das oportunidades de comercialização e, principalmente, autoestima para os produtores. Para o Sistema Faemg Senar, é a prova de que, quando se trabalha em equipe e em rede, os resultados aparecem”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Publicados

em

Foto: Alexandre Oliveira/Grupo Luta pela Vida

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Câncer tem alta letalidade no Triângulo
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm seis cidades onde o câncer é a principal causa de morte, superando as doenças cardiovasculares que lideram no país. São elas: Abadia dos Dourados, Canápolis, Conquista, Douradoquara, Gurinhatã e Vazante. O câncer já superou outras doenças como principal causa de morte em 670 municípios brasileiros, o equivalente a 12% das cidades do país. O número considera dados do Ministério da Saúde analisados pelo Observatório de Oncologia. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-seis-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas-gerais

Santa Rita ganha fábrica de motor
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, ganha mais um impulso para sua vocação tecnológica com o início oficial da operação, nesta quinta-feira (27), da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. Da Welling Motor, subsidiária industrial do Grupo Midea. O projeto tem investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026. E consolida a chegada de uma das mais importantes fabricantes de motores elétricos do mundo ao Vale da Eletrônica. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/noticia/economia-e-negocios/2025/11/28/sul-de-minas-inaugura-primeira-fabrica-de-motores-de-ar-condicionado-do-estado/

Ferrovia Varginha/Lavras no leilão
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (25/11) que o chamamento público do chamado Corredor Minas-Rio. O projeto abrange trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que conectam o Centro-Oeste de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, atravessando a região do Sul de Minas, ligando Varginha a Lavras. A estimativa da pasta é que o edital seja publicado em janeiro do próximo ano, com a realização do certame marcada para abril de 2026. (Varginha OnLine)
www.varginhaonline.com.br/216347/ferrovia-entre-varginha-e-lavras-integra-pacote-de-leilao-previsto-para-2026.html

Leia Também:  Primeiro trecho de pista duplicada na BR-135 é inaugurado em Curvelo

Bocaiuva no Norte Empreendedor
O Programa Norte Empreendedor, iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ações de fortalecimento empresarial no Norte de Minas, encerrou mais uma edição em Bocaiuva na noite desta quarta-feira, 26 de novembro. O evento, promovido pelo Sicoob Credinor e pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Credinor, reuniu os 32 empresários que concluíram o ciclo de consultorias para um coquetel comemorativo e a entrega oficial dos certificados, simbolizando mais uma etapa de avanço para os pequenos e médios negócios da região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/norte-empreendedor-encerra-edicao-em-bocaiuva-com-entrega-de-certificados-a-32-empresarios/

Refúgios de Minas atraem casamentos
A busca por locais ao ar livre, que unem exuberância natural e a tranquilidade do interior, define a próxima era dos enlaces matrimoniais, como um cenário singular em Minas Gerais: a Vila da Serra, em Diamantina. Situada aos pés da serra e cercada por uma natureza deslumbrante oferece um diferencial único. É essa combinação que posiciona a Vila da Serra como um dos melhores locais para celebrar o amor, proporcionando aos convidados memórias duradouras em um ambiente onde a natureza é o maior presente — aninhada aos pés da Serra dos Cristais, em uma das cidades mais belas do Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/refugios-de-minas-gerais-atraem-cada-vez-mais-cerimonias-de-casamentos/

Leia Também:  Epamig trabalha caracterização do queijo artesanal do Vale do Suaçuí

UFV terá novos cursos
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou 24, a proposta de criação de três novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. Segundo a instituição, a criação das novas graduações atende às diretrizes do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a oferta de cursos na área de STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. (Folha da Mata – Viçosa)
http://folhadamata.web15f105.uni5.net/ufv-aprova-criacao-de-tres-novos-cursos

Manhuaçu reúne cafeicultores
O Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/manhuacu-e-palco-do-10-encontro-de-cafeicultores-da-regiao-das-matas-de-minas/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA