Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo

Publicados

em

Crédito: Rodney Costa

FAEMG SENAR | Divulgação

Produtores rurais mineiros que buscam aperfeiçoar a produção, melhorar a gestão da propriedade e se preparar para os desafios do mercado contam com uma ampla rede de apoio em todo o estado. Presente nos municípios por meio dos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema Faemg Senar reúne entidades que atuam de forma integrada para representar, capacitar e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais.

Formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas), pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e pelos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema oferece soluções que vão da representação institucional à assistência técnica, passando por capacitação profissional, educação, saúde, inovação e pesquisa.

A Faemg é a entidade responsável pela representação política dos produtores rurais mineiros. Considerada a maior federação da agricultura e pecuária do Brasil, reúne 401 Sindicatos associados e atua na defesa dos interesses econômicos, políticos e sociais da categoria.

Leia Também:  Tribunal determina aprimoramento do sistema fiscal e tributário de município no Triângulo Mineiro

Já o Senar Minas é responsável por levar formação profissional e conhecimento diretamente ao campo. Por meio de cursos e programas gratuitos, a instituição atende produtores e trabalhadores rurais interessados em aumentar a produtividade, melhorar a renda e garantir mais qualidade de vida para suas famílias.

O Senar também oferece cursos técnicos e de graduação e executa o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que acompanha produtores com orientação especializada para aprimorar a gestão e os resultados das propriedades rurais.

O investimento em pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento é reforçado pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes). A instituição desenvolve e executa projetos voltados ao fortalecimento da agropecuária mineira, firma parcerias, capta recursos e investe em pesquisa e tecnologia, além de criar ferramentas que ampliam o acesso à informação no campo.

Na ponta desse trabalho estão os Sindicatos de Produtores Rurais, que funcionam como a principal porta de entrada para os produtores que desejam acessar os serviços do Sistema Faemg Senar. Com atuação próxima à realidade local, os Sindicatos identificam demandas, promovem cursos, programas e ações e oferecem serviços que impactam diretamente a produtividade, a gestão e a qualidade de vida no meio rural.

Leia Também:  Empresa amplia fábrica em Araxá

Ao fortalecer os Sindicatos, o Sistema Faemg Senar amplia o alcance das ações e garante mais representatividade e valorização ao produtor rural. Para quem quer se desenvolver, inovar e crescer no campo, o primeiro passo é procurar o Sindicato de Produtores Rurais do seu município.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

16,7 milhões para a saúde em Uberlândia

Publicados

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
16,7 milhões para a saúde em Uberlândia
O Governo de Minas anunciou um pacote de investimentos e melhorias para fortalecer a saúde em Uberlândia. Segundo ele, serão mais de R$ 16,7 milhões destinados à construção de oito Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família  em parceria com a Prefeitura. Ao todo, serão três UBS de alvenaria porte I, com capacidade de atendimento de até 4,5 mil pessoas cada, duas UBS de alvenaria porte III, capazes de atender até 13,5 mil pessoas cada, e três UBSF, voltadas ao cuidado contínuo e à saúde da família, também com capacidade de até 4,5 mil pessoas por unidade. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39841/governo-de-minas-anuncia-investiment

Empresas podem ser punidas
A Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Belo Horizonte aprovou parecer favorável às emendas do Projeto de Lei que pune empresas que abandonarem ou paralisarem obras e serviços contratados pela Prefeitura. A proposta prevê que essas empresas fiquem impedidas de participar de novas licitações e de firmar contratos com o Município por um período determinado. O objetivo é combater o problema das obras inacabadas, que geram desperdício de recursos públicos, deterioração de materiais e atrasos na entrega de serviços à população. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/02/09/camara-avanca-em-punicao-a-empresas-que-abandonam-obras-em-bh/

Leia Também:  Valadares ganhou sua 1ª ETE

500 mil veículos devem passar pela BR-381
A expectativa é que aproximadamente 500 mil veículos trafeguem pela BR-381 entre a sexta-feira (13) e a Quarta-feira de Cinzas (18), segundo estimativa da concessionária responsável pela via. O volume representa um aumento de cerca de 20% em relação aos dias normais, impulsionado pelo deslocamento de foliões e viajantes rumo ao interior e ao litoral. De acordo com o gerente da Central de Operações, Rogério Moreira, toda a operação especial será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas por dia. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0131394-aproximadamente-500-mil-veiculos-devem-passar-pela-br381-durante-o-carnaval

Carnaval em Minas consolida sucesso
O Carnaval em Minas Gerais já é sinônimo de sucesso, e em 2026 não será diferente. A capital mineira e as cidades históricas estão prontas para receber milhares de foliões que escolhem o estado para viver dias de alegria, cultura e tradição. A festa, que cresce a cada ano, movimenta o turismo, fortalece a economia e transforma Minas em um dos grandes protagonistas do Carnaval brasileiro, reunindo música, diversidade e experiências para todos os estilos de público. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/carnaval-em-minas-gerais-consolida-sucesso-e-promete-brilhar-ainda-mais-em-2026/

Regulação da Anatel reduzirá conta
Uma inovação regulatória anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promete aliviar o bolso dos consumidores de Passos e de todo o Sul de Minas a partir do próximo ano. Com a implementação do novo modelo de cobrança para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), as chamadas feitas entre municípios que compartilham o mesmo código de área deixarão de ser taxadas como interurbanas. (Observo)
https://www.observo.com.br/moradores-de-passos-e-regiao-terao-reducao-na-conta-de-telefone-com-mudanca-no-ddd

Leia Também:  Apostas: 30% dos mineiros atrasam o aluguel

Educação de Grão Mongol premiada
A educação pública de Grão Mogol conquistou reconhecimento em nível nacional com a premiação de sete professoras da Escola Municipal Professor Catão, localizada na Vila Sítio. As educadoras foram contempladas com o Prêmio Reconhecimento + Professores, iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo valorizar práticas pedagógicas de excelência desenvolvidas por profissionais da rede pública de ensino em todo o país. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/professoras-de-grao-mogol-recebem-premio-reconhecimento-professores-do-mec/

Projeto para idosos em Uberaba terá verba
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) aprovou o Plano de Trabalho do Projeto Social “Conexões que Cuidam”, desenvolvido pela Casa do Idoso Lição de Vida, com investimento de R$ 251.763,75. O projeto foi selecionado por meio do edital nacional tem como finalidade oferecer conforto, dignidade e bem-estar aos idosos acolhidos pela instituição. A proposta prevê ações voltadas ao cuidado integral da pessoa idosa, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida durante o período de execução. (Jornal da Manhã)
https://www.jmonline.com.br/politica/cmdi-autoriza-investimento-de-r-251-mil-em-projeto-para-idosos-em-uberaba-1.591796

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA