Minas Gerais
Campanha #TodosContraOAssédio mobiliza servidores estaduais em Barbacena

O município de Barbacena, no Campo das Vertentes, foi o primeiro a receber ação da campanha #TodosContraOAssédio, organizada pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Equipes dos órgãos estiveram no Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo, nessa segunda-feira (22/5), para realizar ação da Ouvidoria Móvel e promover palestras de conscientização sobre a importância de prevenir e combater o assédio moral e sexual no âmbito da Administração Pública Estadual.

Duas palestras foram ministradas pela ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual da OGE/MG, Luciene Ribeiro Soares, para servidores estaduais. Nas palestras, intituladas “O assédio nas instituições: Como combater e prevenir essa prática?”, foram abordados o conceito de assédio moral e sexual, os canais de atendimento da OGE/MG para denunciar essas práticas abusivas e informações gerais sobre como manter um ambiente ético, moral e sem nenhuma forma de discriminação.
“Nesta semana, iniciamos, em parceria com a Fhemig, a campanha Todos Contra o Assédio, e as palestras realizadas no Hospital Regional de Barbacena representaram um importante marco. Os servidores puderam compreender melhor o que é o assédio, permitindo a reflexão das condutas e contribuindo para um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destacou Luciene Ribeiro Soares.
O diretor do Complexo Hospitalar de Barbacena, Claudinei Emídio Campos, destacou a importância da ação. “A realização de um evento dessa grandeza em nossos hospitais demonstra a preocupação da direção da Fhemig e da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador com essa temática tão importante. Precisamos refletir, todos os dias, sobre nossas ações”, afirmou.
“O evento atingiu o objetivo e teve uma participação significativa dos servidores, gerentes, coordenadores e diretores do Complexo Hospitalar, inclusive, com autoridades do município que foram prestigiar o encontro”, complementou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalhador da Fhemig, Adolfo Vieira Sales.
Ouvidoria Móvel
Enquanto as palestras eram realizadas, a equipe da Ouvidoria-Geral do Estado recebia o registro de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios dos servidores por meio da Ouvidoria Móvel. O espaço também foi aberto para esclarecer dúvidas e receber as manifestações da população local sobre temas relacionados à Administração Pública Estadual.
“As ações da Ouvidoria Móvel são sempre muito enriquecedoras e reforçam o propósito desse órgão tão relevante para a participação e o controle social, que é a Ouvidoria-Geral do Estado. A ampla participação nas palestras e as manifestações que registramos in loco são provas disso”, enfatizou a ouvidora de Saúde da OGE/MG, Thamiris Aguiar Maciel.
A Ouvidoria Móvel é um projeto da OGE/MG, que leva o Governo de Minas Gerais até o cidadão, para ouvi-lo de forma presencial, em todo o território mineiro. A ação é sempre feita em pontos estratégicos, como locais públicos e eventos com grande fluxo de pessoas, seja com o ônibus caracterizado ou em estandes montados.
Canais de atendimento
Os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG.
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel
Aplicativo: MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais