Minas Gerais
Copasa investe em melhorias no Sistema Serra Azul

Em virtude da importância do Sistema Serra Azul para o abastecimento de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Copasa vai investir mais de R$ 38 milhões em obras no reservatório, que integra o Sistema Integrado da Bacia do Paraopeba – responsável pelo abastecimento de aproximadamente 2,6 milhões de habitantes.
As obras são preventivas e visam a manutenção da perenidade do abastecimento e a confiabilidade da prestação de serviços, por meio da substituição, atualização e modernização das instalações elétricas das elevatórias de água bruta e de água tratada – responsáveis por levar a água até a casa de parte dos moradores da RMBH.
Segundo o superintendente de Produção de Água da Copasa na região metropolitana, Mauro Diniz, a abertura do processo licitatório que vai contratar a empresa responsável pelas intervenções será nos próximos meses. Também há previsão para que as obras comecem ainda neste ano – com expectativa de conclusão em até 20 meses após o início.
De acordo com Mauro Diniz, as obras vão modernizar e deixar ainda mais seguras as instalações elétricas das unidades operacionais do Sistema Serra Azul, que é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% da população da Grande BH. “É uma medida preventiva para garantir a continuidade de abastecimento aos moradores”, disse.
Além do Serra Azul, integram a Bacia do Paraopeba os reservatórios de Rio Manso e Vargem das Flores.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Aeroporto tem fluxo de passageiros em queda
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sistema Faemg Senar orienta produtores afetados por granizo
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba receberá gasoduto
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Número de acidentes é alto em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Guarda Civil de JF vai usar arma
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Morango do amor: doce famoso na internet ajuda a manter o preço em alta
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Tata Motors adquire o Grupo Iveco
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro