Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Fhemig recebe prêmio em congresso sobre segurança do paciente

Publicados

em

Crédito: Fhemig / Reprodução

A equipe da assessoria técnica, responsável pela metodologia Diagnosis Related Group (DRG) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de receber o certificado do Prêmio Walter Mendes, que busca incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras e inovadoras no cuidado da saúde.

O anúncio da premiação ocorreu durante o 2º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado on-line, no mês de setembro, que teve como tema “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”.

Na ocasião, a Assessoria Técnica DRG e a Coordenação da Segurança Assistencial da Fhemig foram convidadas a apresentar dois estudos: “Desempenho hospitalar e ocorrência de condições adquiridas através do Diagnosis Related Group (DRG)” e o vencedor – “Diagnóstico dos eventos adversos: notificação profissional versus software Diagnosis Related Group (DRG)”.

Eficiência hospitalar

“Comparamos as incidências das ocorrências relacionadas à assistência à saúde registrados em dez hospitais da Rede Fhemig, de julho de 2020 a abril de 2022, por meio da notificação profissional nos sistemas Siead e Notivisa e da codificação dos prontuários de alta no software Diagnosis Related Group (DRG). A partir dessa análise, sugerimos a adoção da tecnologia para gerar informações que apoiem os planos de ação a fim de alcançar melhorias da qualidade assistencial e segurança dos pacientes”, relata a assessora técnica DRG, Cynthia Andrade.

Leia Também:  Início da construção da ponte sobre o rio leva esperança aos moradores da região de São Francisco, no Norte de Minas

Também assessora técnica DRG, Bárbara Martins explica que a utilização da metodologia na Fhemig tem como enfoques a avaliação do uso do leito e a melhoria da eficiência hospitalar. “A segurança do paciente é uma temática que vem sendo cada vez mais discutida nos eventos científicos. Durante as análises realizadas ao longo dos últimos dois anos, nossa equipe reforçou a importância de ampliar o conhecimento e o uso do DRG nas diversas áreas técnicas da fundação. Participar do congresso foi uma oportunidade de mostrar o potencial dessa ferramenta na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados”.

O trabalho foi realizado pela equipe da Assessoria Técnica DRG da Fhemig, em parceria com a Coordenação da Segurança do Paciente, e teve como autores Cynthia Carolina Duarte Andrade; Bárbara Ribeiro Martins; Marco Aurélio Fagundes Ângelo; Cínthia Neves Fonseca; Érika Cristina Fernandes Chamon e Isabella Manetta de Morais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Fhemig seleciona interessados em parceria para acreditação hospitalar

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA