Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025

Minas Gerais

Fhemig recebe prêmio em congresso sobre segurança do paciente

Publicados

em

Crédito: Fhemig / Reprodução

A equipe da assessoria técnica, responsável pela metodologia Diagnosis Related Group (DRG) da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de receber o certificado do Prêmio Walter Mendes, que busca incentivar o desenvolvimento e a disseminação de práticas seguras e inovadoras no cuidado da saúde.

O anúncio da premiação ocorreu durante o 2º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), realizado on-line, no mês de setembro, que teve como tema “Inovar para garantir a qualidade do cuidado e segurança do paciente no contexto das iniquidades em saúde”.

Na ocasião, a Assessoria Técnica DRG e a Coordenação da Segurança Assistencial da Fhemig foram convidadas a apresentar dois estudos: “Desempenho hospitalar e ocorrência de condições adquiridas através do Diagnosis Related Group (DRG)” e o vencedor – “Diagnóstico dos eventos adversos: notificação profissional versus software Diagnosis Related Group (DRG)”.

Eficiência hospitalar

“Comparamos as incidências das ocorrências relacionadas à assistência à saúde registrados em dez hospitais da Rede Fhemig, de julho de 2020 a abril de 2022, por meio da notificação profissional nos sistemas Siead e Notivisa e da codificação dos prontuários de alta no software Diagnosis Related Group (DRG). A partir dessa análise, sugerimos a adoção da tecnologia para gerar informações que apoiem os planos de ação a fim de alcançar melhorias da qualidade assistencial e segurança dos pacientes”, relata a assessora técnica DRG, Cynthia Andrade.

Leia Também:  Segurança Pública promove treinamento sobre Atividade Policial 

Também assessora técnica DRG, Bárbara Martins explica que a utilização da metodologia na Fhemig tem como enfoques a avaliação do uso do leito e a melhoria da eficiência hospitalar. “A segurança do paciente é uma temática que vem sendo cada vez mais discutida nos eventos científicos. Durante as análises realizadas ao longo dos últimos dois anos, nossa equipe reforçou a importância de ampliar o conhecimento e o uso do DRG nas diversas áreas técnicas da fundação. Participar do congresso foi uma oportunidade de mostrar o potencial dessa ferramenta na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados”.

O trabalho foi realizado pela equipe da Assessoria Técnica DRG da Fhemig, em parceria com a Coordenação da Segurança do Paciente, e teve como autores Cynthia Carolina Duarte Andrade; Bárbara Ribeiro Martins; Marco Aurélio Fagundes Ângelo; Cínthia Neves Fonseca; Érika Cristina Fernandes Chamon e Isabella Manetta de Morais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Curso de Educação Ambiental da Semad tem recorde de 5,6 mil inscritos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA