Minas Gerais

Força Estadual mobiliza população em Buritizeiro para redução de casos de dengue

Publicados

em

SES-MG / Divulgação (mais fotos: clique aqui)

A Força Estadual para Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está em Buritizeiro, no Norte de Minas, desde 26/4, para fortalecer as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. Em parceria com a prefeitura municipal, mais de 11 agentes de endemias, já visitaram aproximadamente 800 casas para removerem focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, além da aplicação de larvicida para eliminação de larvas e conscientização da população. A equipe de campo ficará na cidade até a próxima sexta-feira (6/5).

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, alerta que 2022 preocupa muito. “A cada três anos a dengue vem com força e, neste ano, já temos um número de casos prováveis de dengue maior que do ano passado”, afirma.

Para prestar apoio aos municípios, que apresentam risco alto ou muito alto para epidemia de arboviroses, a SES-MG realiza ações pontuais nas cidades. “Estamos com uma equipe em campo fazendo visitas domiciliares, orientando sobre a importância de não deixar água parada e cuidar de sua casa para que não tenhamos um aumento maior de casos”, explica. 

Leia Também:  Governo repassa R$ 40 mi para combate ao mosquito da dengue nos municípios

Mais de 10 mil domicílios serão visitados pelos agentes de endemias do município e a Força Estadual, segundo o secretário de Saúde de Buritizeiro, Sinvaldo Alves. “Pedimos a colaboração dos moradores para receberem os agentes, queremos que a população compre a idéia para juntos vencermos a guerra contra o mosquito Aedes”, reforça. 

A Força Estadual atua em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. Durante essa semana, as equipes de saúde locais passaram por treinamentos com a SES-MG em controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, laboratorial, entomológica para a  realização de diagnósticos e construção de plano de ações. 

SES-MG / Divulgação

Para sensibilizar e engajar a população, a prefeitura criou o filtro em rede social “Eu faço parte da luta contra a Dengue em Buritizeiro”. As escolas municipais e estaduais também estão sendo mobilizadas para a promoção de palestras, atividades teatrais, a elaboração de redações e desenhos para concursos entre os estudantes. No dia 5/5, alunos e professores de escolas públicas irão realizar uma caminhada para divulgar e sensibilizar a comunidade local quanto aos riscos da dengue.  

Leia Também:  Cejusc de BH realiza oficina para ensinar como proteger os filhos em casos de divórcio

Até 26/4, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG, em Buritizeiro foram registrados 247 casos prováveis de dengue, 1 óbito, além 4 de casos chikungunya. Não há mortes por chikungunya registradas na cidade.

Prevenção

As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas:

–  Manter as lixeiras tampadas; 

– Limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos;

– Garrafas e baldes de cabeça para baixo;

– Verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos;

– Limpar ralos e cobrir com telas;

– Não colocar pratos de água em vasos de plantas;

– Lavar frequentemente bebedouros de animais;

– Manter limpos ralos internos e externos e calhas.

A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto, caso tenha febre de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele, deve-se procurar uma unidade de saúde. 
 

Clique aqui e saiba mais sobre o combate ao mosquito.

Fonte: link

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Referência na assistência e capacitação de produtores rurais mineiros, Emater-MG completa 74 anos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA