Minas Gerais
Força Estadual mobiliza população em Buritizeiro para redução de casos de dengue

A Força Estadual para Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está em Buritizeiro, no Norte de Minas, desde 26/4, para fortalecer as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. Em parceria com a prefeitura municipal, mais de 11 agentes de endemias, já visitaram aproximadamente 800 casas para removerem focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, além da aplicação de larvicida para eliminação de larvas e conscientização da população. A equipe de campo ficará na cidade até a próxima sexta-feira (6/5).
O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, alerta que 2022 preocupa muito. “A cada três anos a dengue vem com força e, neste ano, já temos um número de casos prováveis de dengue maior que do ano passado”, afirma.
Para prestar apoio aos municípios, que apresentam risco alto ou muito alto para epidemia de arboviroses, a SES-MG realiza ações pontuais nas cidades. “Estamos com uma equipe em campo fazendo visitas domiciliares, orientando sobre a importância de não deixar água parada e cuidar de sua casa para que não tenhamos um aumento maior de casos”, explica.
Mais de 10 mil domicílios serão visitados pelos agentes de endemias do município e a Força Estadual, segundo o secretário de Saúde de Buritizeiro, Sinvaldo Alves. “Pedimos a colaboração dos moradores para receberem os agentes, queremos que a população compre a idéia para juntos vencermos a guerra contra o mosquito Aedes”, reforça.
A Força Estadual atua em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. Durante essa semana, as equipes de saúde locais passaram por treinamentos com a SES-MG em controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, laboratorial, entomológica para a realização de diagnósticos e construção de plano de ações.

Para sensibilizar e engajar a população, a prefeitura criou o filtro em rede social “Eu faço parte da luta contra a Dengue em Buritizeiro”. As escolas municipais e estaduais também estão sendo mobilizadas para a promoção de palestras, atividades teatrais, a elaboração de redações e desenhos para concursos entre os estudantes. No dia 5/5, alunos e professores de escolas públicas irão realizar uma caminhada para divulgar e sensibilizar a comunidade local quanto aos riscos da dengue.
Até 26/4, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG, em Buritizeiro foram registrados 247 casos prováveis de dengue, 1 óbito, além 4 de casos chikungunya. Não há mortes por chikungunya registradas na cidade.
Prevenção
As ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya envolvem a eliminação dos focos e potenciais criadouros do mosquito. A SES-MG reforça junto à população as seguintes medidas:
– Manter as lixeiras tampadas;
– Limpar o quintal de forma que não tenha lixo e entulhos;
– Garrafas e baldes de cabeça para baixo;
– Verificar se os aparelhos de ar-condicionado, umidificador e geladeira estão vazios e secos;
– Limpar ralos e cobrir com telas;
– Não colocar pratos de água em vasos de plantas;
– Lavar frequentemente bebedouros de animais;
– Manter limpos ralos internos e externos e calhas.
A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente, portanto, caso tenha febre de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele, deve-se procurar uma unidade de saúde.
Clique aqui e saiba mais sobre o combate ao mosquito.
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásIpatinga renova frota de transporte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSigma Lithium anuncia retomada das atividades de mineração na Mina 1, no Vale do Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSenar Play bate recorde de matrículas e acessos em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAgência atesta segurança em minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásProdutor: não há lei que obrigue o uso de capacete no lugar do chapéu
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPrefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSenar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos



