Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Instituto Estadual de Florestas mobiliza Alto Médio São Francisco para prevenção e combate aos incêndios florestais

Publicados

em

No esforço contínuo de proteger os recursos naturais e enfrentar uma das ameaças mais sérias ao meio ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, entre os dias 28/8 e 2/9, a primeira edição da “Semana de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Alto Médio São Francisco”.

O evento reuniu brigadistas, comunidade escolar, especialistas, profissionais e moradores em prol da preservação das florestas da região e conscientização sobre o uso do fogo.

Os participantes se envolveram em uma série de atividades voltadas para a prevenção e combate a incêndios. A programação incluiu oficinas de conscientização, palestras de especialistas em manejo do fogo, demonstrações práticas de táticas de combate, visitas a escolas, blitzes educativas, entre outras. A iniciativa buscou educar e empoderar a comunidade local para desempenhar papel ativo na proteção do ecossistema.

Nas oficinas, destaques da ação, foi possível demonstrar as ferramentas de combate às queimadas. Técnicos do IEF apresentaram as tecnologias inovadoras usadas para detecção do fogo e os sistemas de mapeamento em tempo real, além de abordarem estratégias de uso controlado do fogo como elementos fundamentais.

Leia Também:  Prorrogado prazo para envio de proposta do edital Núcleo de Fomento ao Paradesporto 

Nos dias 29 e 30/8, foram realizadas queimas prescritas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Reds) Veredas do Acari.

Representantes do IEF, funcionários da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda) e líderes locais aproveitaram a oportunidade para reforçar o compromisso com a proteção do ecossistema do Alto Médio São Francisco, o que envolve fiscalização, campanhas de conscientização e uma maior colaboração com as comunidades vizinhas.

Compromisso ambiental fortalecido

“A região do Alto Médio São Francisco, com biodiversidade e ecossistemas únicos, possui histórico de incêndios e áreas queimadas no estado. O objetivo desse evento foi reforçar a prevenção que realizamos anualmente, chamar a atenção da comunidade local para este assunto”, comentou a coordenadora do Núcleo de Biodiversidade do Alto Médio São Francisco, Nailma de Sá Porto Mesquita.

Conforme destacou a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Mattos, as atividades realizadas não apenas ressaltam a gravidade dos desafios enfrentados devido aos incêndios florestais, mas também demonstram o compromisso unificado em proteger o meio ambiente e envolver as comunidades locais.

“Por meio dessa iniciativa, estamos fortalecendo laços, compartilhando conhecimentos e adotando abordagens inovadoras para assegurar um futuro mais seguro e sustentável para o Alto Médio São Francisco”, afirmou.

Leia Também:  Aviso do Instituto Médico-Legal Dr. André Roquette (IMLAR)

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Senagri encerra com sucesso de público e troca de conhecimentos sobre insumos agrícolas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA