Minas Gerais
Plano Mineiro de Segurança Hídrica tem segunda fase concluída e disponibiliza relatórios

Os relatórios da segunda etapa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) já estão disponíveis para consulta no site oficial do programa.
Nessa segunda etapa do plano são apresentados relatórios detalhados sobre diversos aspectos relacionados à segurança hídrica do Estado, como estudos de disponibilidade e demanda de água, avaliação da conservação da biodiversidade, análise da vulnerabilidade a eventos extremos, análise do saneamento básico, entre outros.
A analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e coordenadora do PMSH, Lívia Costa, relata que esses relatórios foram fundamentais para embasar as decisões e ações futuras no âmbito do programa.
“As próximas etapas do plano incluem o mapeamento das áreas prioritárias e a elaboração de um banco de projetos, principal etapa do PMSH. Em seguida, será desenvolvido um plano de comunicação e a realização de oficinas, eventos e reuniões, culminando então na elaboração de um resumo executivo do plano”, detalha.
Programa Somos Todos Água
O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é a fase de planejamento do Programa Somos Todos Água, na qual estão definidas as intervenções estratégicas para a promoção da garantia hídrica.
O programa estabelece estratégias de segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no estado, a partir da promoção de ações integradas e permanentes.
O “Somos Todos Água” é um guarda-chuva em que vários projetos vão se associando a ele durante o decorrer do tempo.
Atualmente, o programa Somos Todos Água tem associados o PMSH e o Projeto de Revitalização da Bacia do Viamão.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços