Minas Gerais

Polícia Penal de Minas Gerais adota novos uniformes

Publicados

em


Os servidores do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) passam a contar, a partir desta segunda-feira (18/4), com novos uniformes. 

O material e a modelagem das peças foram selecionadas por uma comissão de servidores, que consideraram as necessidades e as rotinas dos profissionais que atuam nas unidades. As vestimentas foram escolhidas por meio de votação entre os integrantes do Depen e visam proporcionar mais conforto e comodidade aos policiais em suas atividades. 

O uniforme faz parte de uma série de ações da atual gestão realizadas em prol da Polícia Penal de Minas Gerais e contém modelos como: gala, administrativo, operacional, educação física e outros. Aspectos como resistência do material, funcionalidade e conforto foram fundamentais para o processo de troca e implementação da nova vestimenta. Os servidores poderão fazer a aquisição nas lojas credenciadas, conforme edital.  

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco afirmou que esta é mais uma conquista da classe, que teve dois de seus principais pleitos atendidos. “A carteira funcional e, agora, o fardamento. Criamos um sistema de votação para a aprovação da tropa e o mais importante é que prevaleceu a opinião da maioria”, destacou. 

Leia Também:  Minas amplia vacinação da quarta dose para idosos acima de 60 anos

A atualização do fardamento faz parte da nova identidade visual da Polícia Penal de Minas Gerais e é resultado de um trabalho integrado e colaborativo. 

“Foi uma escolha democrática, que contou com o apoio de diversos setores da Sejusp, como a Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia – Sulot e a Assessoria de Comunicação da pasta. Pensou-se até na paleta de cores: o preto representando a força e o cinza o equilíbrio. Todo o trabalho foi feito para que possamos nos sentir representados dentro desse novo uniforme”, destacou o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado.  

Também particiaram da solenidade o secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho; representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, subsecretários da Sejusp, além de superintendentes, diretores setoriais, diretores regionais, diretores de unidades e demais servidores do Depen-MG.

Manual de utilização 

O manual de utilização dos fardamentos está disponível nos sites oficiais da Sejusp e do Depen. Neste guia, os servidores podem acessar normas sobre o uso da vestimenta e demais informações sobre a aplicabilidade nas atividades. 

Leia Também:  Governo de Minas ativa novas antenas do programa Alô, Minas! e leva inclusão digital e acesso à comunicação a mais regiões do estado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Minas Gerais terá curso de gastronomia que unirá técnicas francesas à tradição mineira

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  PIB de Minas avança 1,2% no trimestre

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA