VACINAS
Oito prefeituras na região aderiram consórcio nacional
Por Valéria Faleiros
Da Redação
Só oito prefeituras da região até o momento aderiram ao Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) criado pela Frente Nacional dos Prefeitos para a aquisição das vacinas contra a covid-19 no mercado internacional. De acordo com o último relatório lançado pelo órgão, Alpinópolis, Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Ibiraci, Passos, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino são as cidades que aderiram ao movimento nacional de compra das vacinas e apresentaram a documentação exigida.
Já são 2.599 prefeituras participando desta iniciativa. Para a inclusão no processo é preciso primeiro que os municípios aprovem lei específica sobre o tema. Até o momento, 1.713 cidades formalizaram a norma municipal. O presidente do consórcio, Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis, iniciou esta semana uma negociação com o Fundo Soberano Russo para a compra de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V.
A intenção do Conectar não é de apenas comprar os imunizantes, mas também de adquirir insumos e medicamentos para o tratamento da Covid-19. Alguns estados mostram dificuldades com os estoques destes produtos como, por exemplo, Minas Gerais onde vários municípios sinalizam a falta do kit intubação. Neste sentido, o consórcio também pretende ajudar fazendo uma pesquisa com os mais de 1,8 mil municípios consorciados para listar quais são os medicamentos mais necessários nas cidades para o mês de abril.
Outros Consórcios
Os prefeitos da região também se organizam por meio de outros órgãos representativos para a compra de lotes da vacina para a Covid-19. O objetivo é alcançar uma vacinação mais rápida e abrangente da população regional. Já se encontram em andamento ações com esta finalidade através da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e do Cismip (Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Passos).
Pela Ameg, a assessoria de comunicação informou que o departamento jurídico está analisando documentos e contratos encaminhados por empresas que representam os laboratórios produtores dos imunizantes. Porém, esse trabalho vem sendo feito com muita cautela já que, segundo a associação, a quantidade de empresas ofertando a vacina é muito grande. “Estamos aguardando os documentos que comprovam que essas empresas têm autorização para falar em nome dos laboratórios. Existe uma grande preocupação por parte do jurídico para que toda essa negociação seja feita dentro da lei para que prefeitos não tenham problemas”, informou nota encaminhada pela assessoria.
Ainda conforme a Ameg, os prefeitos poderão elaborar o plano de compras de forma individual, de acordo com a necessidade de cada cidade, para que posteriormente seja feita a somatória de todos os municípios associados. Informou também que já conta com intenção de compras assinada com Instituto Butantan e representantes das vacinas Astrazeneca e Sputnik.
Luiz César Guilherme (DEM), é um dos prefeitos que apoiaram essa iniciativa e que se diz preocupado com a situação da covid-19 na região. “Temos observado que a doença está avançando cada vez mais rápido e a vacina é o único meio de diminuirmos essa contaminação. Estamos alinhados com dois consórcios na tentativa de compra das vacinas para imunizar o quanto antes a nossa população”, declarou.
Outro movimento registrado na região ocorre através do Cismip. O consórcio vem trabalhando para alcançar a união dos onze municípios que o integram, como também busca uma ação conjunta com os outros consórcios – Cissm (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro), de São Sebastião do Paraíso, e o Cinsc (Consórcio Intermunicipal Público de Saúde da Macrorregião de Piumhi), para a legalidade da compra e melhor escolha da empresa fornecedora.
Segundo o Cismip, a carta de intenção de compra já foi assinada para a aquisição do imunizante Sputnik V. O órgão caminha agora para o aceite e ajustes da quantidade de vacinas necessária junto aos prefeitos de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, São José da Barra, São João Batista do Glória, Guapé, Juruaia, Guaxupé, Itaú de Minas, Passos, Fortaleza de Minas e Piumhi.
Geral
Superinter reúne varejo supermercadista em JF
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Superinter reúne varejo supermercadista
A Convenção e Feira de Supermercados do Interior (Superinter) da Zona da Mata reúne o varejo supermercadista e a indústria fornecedora em evento iniciado ontem, 17, e que será encerrado nesta quinta-feira, 18, no Expominas. Essa é a segunda edição do evento. De acordo com a organização, são dois dias focados em fazer negócios, estimular o relacionamento empresarial e promover exposição de marcas numa feira com fornecedores locais, regionais e nacionais. Na edição do ano passado, a Superinter reuniu mais de dois mil participantes, vindos de 75 municípios para o evento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Valadares inaugura Poliesportivo
Os moradores do bairro Santa Rita, em Governador Valadares, têm muito o que comemorar. Além da pavimentação de vias, a Prefeitura entrega agora aos moradores uma obra que traz mais esporte e lazer para toda a comunidade local. Nesta quinta-feira 18, será inaugurado o Complexo Poliesportivo Dona Rosalva. O complexo – que leva o nome de uma das primeiras moradoras do bairro, que muito contribui para a comunidade, está localizado na Avenida Castelo Branco, s/n, via que também foi contemplada com obras de pavimentação. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
https://jornaldacidadegv.com.br/esportes/prefeitura-inaugura-complexo-poliesportivo-dona-rosalva/
Geoparque Uberaba é apresentado em feira
O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes está sendo promovido na World Travel Market (WTM) Latin America 2024, em São Paulo. Neste ano, a feira vem com o tema “O futuro está aberto. Seja a mudança”, com o objetivo de conectar destinos, operadoras de turismo, hotéis, empresas de tecnologia, e outros players do mercado. Esta participação é estratégica para inserir o município no cenário internacional do turismo, ampliando oportunidades de interação com diversas agências e empresas do setor. A presença do Geoparque na feira reflete o crescente destaque de Uberaba como destino turístico significativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local através do turismo. (Jornal de Uberaba)
Copasa investe no abastecimento
A Copasa assinou uma ordem de serviço para a ampliação do sistema de abastecimento de água e esgoto em Pouso Alegre, com um investimento aproximado de R$80 milhões. Esse anúncio é fruto de um diálogo constante entre a administração municipal e a companhia, após cobranças da comunidade por melhorias nos serviços de água. O investimento inclui a expansão do sistema de abastecimento em 40%, novos reservatórios, ampliação de estações de tratamento de água, implantação de redes de distribuição e outras melhorias. As obras já estão em andamento e devem ser concluídas até abril de 2027. ( Diário Regional)
Feira da Agricultura Familiar
Segundo organizadores, a Feira da Agricultura Familiar de Santo Antônio do Aventureiro será realizada na sexta-feira, dia 19 de abril. A feira contará com a participação do forrozeiro Álvaro Cortez para animar ainda mais o evento que é sucesso não só para os produtores que lá comercializam seus produtos, mas também para o sempre numeroso número de visitantes de outros municípios que adquire o que existe de melhor em queijos, defumados, embutidos, verduras, legumes, frutas, doces em barras e compotas, licores, artesanato etc. (Jornal Além Parahyba)
Varginha utilizará drone contra dengue
A Prefeitura de Varginha anuncia o início das operações com drones a partir de quarta-feira, 17 de abril. Os drones serão empregados com o propósito de ampliar a eficácia na identificação dos focos de dengue, especialmente em áreas de difícil alcance para os agentes de endemias, tais como calhas, caixas d’água, lajes, imóveis fechados e quaisquer outras localidades de difícil acesso. Essa iniciativa visa aprimorar as estratégias de combate ao vetor da doença. O bairro inicialmente selecionado para dar início a essa operação é o Centro da cidade, visto que é a região que registra o maior número de notificações de dengue até o momento. (Gazeta de Varginha)
Ipatinga recebe a exposição Biodiversidade
A exposição “Biodiversidade” do artista plástico Marcílio Caldeira está em exibição até 30 de abril no salão da Prefeitura de Ipatinga. A mostra apresenta 17 telas que representam a natureza de forma singular, com traços surrealistas e elementos em terceira dimensão. Marcílio utiliza materiais como massa, cascalho e pedras para criar suas obras em 3D, destacando seu apreço pela natureza e sua preocupação com a biodiversidade e fauna brasileiras. As pinturas, feitas em acrílico e alto-relevo, já foram exibidas em diversos países, incluindo Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. (Diário do Aço – Ipatinga)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0114952-ipatinga-recebe-a-exposicao-biodiversidade)
BH vai ganhar Terminal Multimodal
A Prefeitura de Belo Horizonte assinou um termo de compromisso com a MRS Logística para a construção de um Terminal Multimodal. O investimento previsto é de cerca de R$80 milhões, o que deve gerar aproximadamente 250 empregos entre a fase de implantação e operação. A inauguração do terminal está prevista para 2025. A empresa também se comprometeu a adiantar a entrega das obras de alargamento da Avenida Teresa Cristina e a construção de um viaduto ferroviário sobre a via, na Região do Barreiro. Essas iniciativas visam melhorar a infraestrutura de transporte e logística, reduzindo o número de viagens de caminhões por ano na região metropolitana. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2024/04/11/bh-vai-ganhar-terminal-multimodal/
Show de música autoral em Sabará
O cantor mineiro Gustavo Fraga se apresentará no Teatro Municipal de Sabará no dia 19 de abril (sexta-feira). O artista apresentará seu trabalho autoral que estão disponíveis no Spotify e tem ganhado destaque, alcançando milhares de ouvintes mensais de forma orgânica nas plataformas digitais. Além disso, Gustavo Fraga desenvolveu o projeto “Musicando nas Escolas”, um trabalho voluntário realizado em escolas estaduais de Minas Gerais, promovendo a música, o teatro e a poesia entre os estudantes. Por isso, a apresentação em Sabará terá dois momentos: uma primeira etapa para alunos das escolas estaduais e, em seguida, um horário aberto ao público. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/32261/gustavo-fraga-realiza-show-de-musica-autoral-em-sabara)
Fonte: SINDIJORI MG