VACINAS

Oito prefeituras na região aderiram consórcio nacional

Publicados

em

Por Valéria Faleiros

Da Redação

Só oito prefeituras da região até o momento aderiram ao Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) criado pela Frente Nacional dos Prefeitos para a aquisição das vacinas contra a covid-19 no mercado internacional. De acordo com o último relatório lançado pelo órgão, Alpinópolis, Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Ibiraci, Passos, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino são as cidades que aderiram ao movimento nacional de compra das vacinas e apresentaram  a documentação exigida.

Já são 2.599 prefeituras participando desta iniciativa. Para a inclusão no processo é preciso primeiro que os municípios aprovem lei específica sobre o tema. Até o momento, 1.713 cidades formalizaram a norma municipal. O presidente do consórcio, Gean Loureiro (DEM),  prefeito de Florianópolis,  iniciou esta semana uma negociação com o Fundo Soberano Russo para a compra de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V.

A intenção do Conectar não é de apenas comprar os imunizantes, mas também de adquirir insumos e medicamentos para o tratamento da Covid-19. Alguns estados mostram dificuldades com os estoques destes produtos como, por exemplo, Minas Gerais onde vários municípios sinalizam a falta do kit intubação. Neste sentido, o consórcio também pretende ajudar fazendo uma pesquisa com os mais de 1,8 mil municípios consorciados para listar quais são os medicamentos mais necessários nas cidades para o mês de abril.

Leia Também:  Passos muda logística e vacina 1.100 idosos

 

Outros Consórcios

 

Os prefeitos da região também se organizam por meio de outros órgãos representativos para a compra de lotes da vacina para a Covid-19. O objetivo é alcançar uma vacinação mais rápida e abrangente da população regional. Já se encontram em andamento ações com esta finalidade através da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e do  Cismip (Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Passos).

Pela Ameg, a assessoria de comunicação informou que o  departamento jurídico está  analisando  documentos e contratos encaminhados por  empresas que representam os laboratórios produtores dos imunizantes. Porém, esse  trabalho vem sendo feito com muita cautela já que, segundo a associação,  a quantidade de empresas ofertando a vacina é  muito grande.  “Estamos aguardando os documentos  que comprovam que essas empresas têm autorização para falar em nome dos laboratórios. Existe uma grande preocupação por parte do jurídico para que toda essa negociação seja feita dentro da lei  para que prefeitos não tenham  problemas”, informou nota encaminhada pela assessoria.

Ainda conforme a Ameg, os prefeitos poderão elaborar o plano de compras de  forma individual, de acordo com a necessidade de cada cidade, para que posteriormente seja feita a somatória de todos os municípios associados. Informou também que já conta com intenção de compras assinada com Instituto Butantan e representantes das vacinas Astrazeneca e Sputnik.

Leia Também:  Vice-governador atende pedido do presidente da câmara e confirma agenda para Alpinópolis

Luiz César Guilherme (DEM), é um dos prefeitos que apoiaram essa iniciativa e que se diz preocupado com a situação da covid-19 na região. “Temos observado que a doença está avançando cada vez mais rápido e a vacina é o único meio de diminuirmos essa contaminação. Estamos alinhados com dois consórcios na tentativa de compra das vacinas para imunizar o quanto antes a nossa população”, declarou.

Outro movimento registrado na região ocorre através do Cismip. O consórcio vem trabalhando para alcançar a união dos onze municípios que o integram, como também busca uma ação conjunta com os outros consórcios –  Cissm (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro), de São Sebastião do Paraíso,  e o  Cinsc (Consórcio Intermunicipal Público de Saúde da Macrorregião  de Piumhi), para a legalidade da compra e  melhor escolha da empresa  fornecedora.

Segundo o Cismip, a carta de intenção de compra já foi assinada  para a aquisição do imunizante  Sputnik V. O órgão caminha agora para o aceite e ajustes da quantidade de vacinas necessária junto aos prefeitos de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, São José da Barra, São João Batista do Glória, Guapé, Juruaia, Guaxupé, Itaú de Minas, Passos, Fortaleza de Minas e Piumhi.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

Publicados

em

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.

Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.

Julgamento

O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.

Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva  (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.

Leia Também:  FOGO ATINGE O MONTE DAS OLIVEIRAS, EM ALPINÓPOLIS, E É CONTIDO PELA PM E VOLUNTÁRIOS

Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.

Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.

A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.

Leia Também:  Domingos Sávio (PSDB) anuncia viatura 4x4 para Patrulha Rural de Alpinópolis

Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA