Religião
Fé, harmonia e trajes coloridos marcam o desfecho da maior manifestação cultural de Alpinópolis
As celebrações da tradicional Festa do Reinado desse ano ficaram na memória dos milhares de visitantes que acompanharam os ternos de Congo e Moçambique durante os 4 dias de comemorações. Nossa reportagem registrou inúmeras cenas do último dia de festa e vamos compartilhar com os internautas cada uma delas em fotos cheias de cores, olhares, […]

As celebrações da tradicional Festa do Reinado desse ano ficaram na memória dos milhares de visitantes que acompanharam os ternos de Congo e Moçambique durante os 4 dias de comemorações.
Nossa reportagem registrou inúmeras cenas do último dia de festa e vamos compartilhar com os internautas cada uma delas em fotos cheias de cores, olhares, movimentos e histórias. Fizemos uma seleção de imagens que valoriza a devoção do folião e cada clic foi uma tentativa de valorizar nossos costumes, afinal o tempo de espera de cada homem, menino e mulher que passa por um longo período de espera vale a pena ser contado.
‘‘O Congado para mim é uma devoção, uma religião, parte cultural que eu carrego desde que meu avô passou a mim a responsabilidade de cuidar do terno azul. Minha vida não é nada sem a Festa do Reinado, ele tem uma força tão grande que hoje me tornei o homem que sou graças ao congo. O congado nos ensina valores morais, disciplina e fé. Respiro congo o ano inteiro e herdei isso da minha querida mãe, Mirene’’. Disse Rodrigo, capitão do terno azul e único remanescente da formação de 1983.
O olhar de cada folião no encerramento da festa demonstra quão valoroso é vestir o fardamento nesse período do ano, é uma espécie de segunda pele.
“Nosso terno foi criado na Fazenda Roseiras. A gente montava no cargueiro de carros de boi ainda na madrugada. Viajávamos o dia todo para chegar na Ventania e poder participar da festa. Desde os meus 17 anos essa farda faz parte de mim”. Confidenciou-nos Joaquim Horácio, capitão do terno Branco, que atualmente tem 91 anos.
Se por um lado temos longevidade por outro temos novas energia. O terno Maravilha, por exemplo, surgiu no ano passado e seu capitão Luciano Vitor falou com a nossa reportagem sobre isso.

Uma explosão de cores na Festa do Reinado promovidas pelo terno Maravilha dos capitães Luciano Vitor e Elton
“Minha mãe conta que eu ainda no colo já entrava no embalo das festas de natal da Ventania. Então me considero congadeiro desde que nasci, mas é evidentemente que comecei em outro terno. E por que surgiu o nosso terno Maravilha? Eu o primeiro capitão do terno, o Elton, desejávamos que a família estivesse dentro da congada, embora todos saibam que a família participa das comemorações queríamos ir além, na verdade nosso foco era colocar o sexo feminino dentro das fardas. Mulheres tocando caixas, fazendo rimas e versos, nossas esposas e filhos lado a lado com os maridos em cada pedaço de chão dessa cidade. Sinto que conseguimos fazer isso e com certeza futuramente teremos mulheres e homens dividindo funções na Festa do Festa do Reinado”. Explicou Luciano Vitor segundo capitão do terno Maravilha.

O grupo de Passos Filhos de Santo Antônio de Catigeró recebeu das mãos de Zé Acácio e Táe Carioca, representantes da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, uma justa homenagem pela participação nos 190 anos da festa.
No próximo ano a Irmandade Nossa Senhora do Rosário se prepara para comemorar mais um ano da festa prometendo novidades.

Público pressente na praça São Benedito aguardando a chegada da congada

O sexo feminino ganha força nas Festa do Reinado com os ternos Vermelho e Maravilha

Foto:Um dos mais antigos grupos de moçambique da cidade em momento de devoção (terno Belmiro)

O terno azul emocionou o público. Fundado por Pedro Borges na década de 80 a pedido de Iglair Lopes e por intermédio do padre Ubirajara cantaram belos versos no encerramento . ( Em breve história da construção do terno)

Foto: Terno Amarelo – antigamente conhecido como terno da Usina.

Foto: Terno Branco do capitão Joaquim Horácio chegando para cumprir promessas na capela de São Benedito.

Foto: Fé e devoção levam crianças e idosos na procissão de fé do Terno Verde.

Foto: Moçambique Azul .Antigo terno do Sr. Augusto Belizário e João Balaio.

Com a despedida dos foliões a festa parece ficar escura como a noite que cai na cidade
Você confere mais fotos do encerramento da festa no facebook/novogalera


Pessoas e Marcas de Sucesso
Quer fazer sucesso na cafeicultura?

João Durval é natural de São João Batista do Glória , mas foi em Bom Jesus da Penha e com apoio do Sicoob que conseguiu mudar sua história de vida!
#cooperativismo #sicoob #gmais #informação
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Nova Lima e Araxá lideram exportações
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Triângulo se destaca na produção de milho
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Amvale debate eventos climáticos
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita
-
Coluna Minas Gerais9 horas atrás
Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas
Você precisa estar logado para postar um comentário Login