ECONOMIA
Sicoob Credialp realiza encontro do Comitê Educativo em Alpinópolis
Aconteceu ontem em Alpinópolis o primeiro encontro de 2019 do Comitê Educativo promovido pelo Sicoob Credialp na sede da instituição. Participaram várias lideranças rurais e empresariais, além de representantes de associações, escolas e outras cooperativas. O evento é uma forma de possibilitar aos associados mecanismos capazes de suprir as necessidades dos mesmos e acrescentar conhecimento […]
Aconteceu ontem em Alpinópolis o primeiro encontro de 2019 do Comitê Educativo promovido pelo Sicoob Credialp na sede da instituição. Participaram várias lideranças rurais e empresariais, além de representantes de associações, escolas e outras cooperativas.
O evento é uma forma de possibilitar aos associados mecanismos capazes de suprir as necessidades dos mesmos e acrescentar conhecimento no dia a dia no campo, além é claro da prestação de contas feita pelos diretores da instituição.
“A educação cooperativista vai permitir que o associado através do conhecimento profundo sobre o cooperativismo adquira responsabilidade, confiança e sobre tudo espírito de união, no sentido de se tornar um verdadeiro agente de mudança”. Destacou a diretora administrativa Maristela Faria Paim de Oliveira.
O evento contou com a presença do Diretor da Cooperativa Sicoob Nosso Crédito, de São Sebastião do Paraíso, Leonardo Diogo, que também preside a U.A.R (5) unidade regional que é composta por Alpinópolis, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Alterosa, bem como São Sebastião do Paraíso. Ao todo são mais de 40 cidades envolvidas com as ações dessas cooperativas.
“É um imenso prazer estar em Alpinópolis participante desse encontro do Comitê Educativo e ter sido convidado pela minha amiga Margarida e pela sua equipe”. Disse Leonardo que concluiu.
“A Ventania é respeitada em todos os encontros promovidos pela Central Credminas e pelo Bancoob, seja em BH ou em Brasília, ou qualquer outra cidade pela potência administrativa que a dona Margarida exerce sobre a instituição, ela tem uma equipe fantástica e os senhores presentes nessa noite precisam saber o quanto essa mulher é aguerrida, eu sinceramente gostaria que todos do sistema cooperativista tivessem a oportunidade de ver a Margarida nas reuniões defendendo o homem do campo. Aprendi muito com a Margarida. Para finalizar deixando claro para todos que levem os ensinamentos aprendidos no comitê de hoje para o dia a dia de vocês. É importante que vocês entendam que tudo que o Sicoob faz é pensando no associado.”
Na sequencia do evento o competente Diretor Financeiro, Altair Gaspar de Paula apresentou os resultados do ano de 2018 prestou esclarecimentos sobre crédito rural.
“O sistema financeiro tem regras e leis para serem cumpridas e a contratação de operações de crédito rural pelos associados devem ser seguidas nos termos do Manual de Crédito Rural. Recurso financeiro independentemente de qual linha de crédito esteja buscando o associado, é coisa séria e é com seriedade que trabalhamos no dia a dia.” Esclareceu Altair.
Ao longo do evento a Diretora Presidente do Sicoob Credialp, Margarida Maria Alacoque expôs inúmeras atividades desenvolvidas pela cooperativa ao longo das últimas três décadas, dentre elas uma das ações que ganhou total respeito foi a aquisição da Patrulha Rural.
“Quando assumi o comando do pelotão em Alpinópolis fui convidado para conhecer a dona Margarida e logo no primeiro encontro vi ali uma pessoa apaixonada pela cidade e cercada por gente competente. Um dos pedidos que ela fez fosse que a polícia militar trabalhasse incansavelmente em defesa dos moradores da zona rural. O Sicoob Credialp comprou a caminhonete e os índices de criminalidade reduziram significativamente. Minas têm 853 cidades, mas pode ter certeza que 852 podem ter preocupações com os bandidos que cometem crimes na roça. Aqui em Alpinópolis não vamos permitir”. Declarou o Tente Laurito.
Na sequencia o Soldado Diego, da Polícia Militar apresentou um relatório sobre as ações da PM em relação aos bairros rurais e Diretor de Risco e Compliance , também fez sua explanação.
“A definição mais comum de compliance se atém a necessidade de estarmos em conformidade com as boas práticas e normas do nosso segmento de atuação. Temos determinações vigentes regulatórias e somos fiscalizados, por isso é importante que o associado entenda que toda operação é feita com base em uma analise de dados”. Argumentou Batista.
No link abaixo você vê parte do discurso da presidente Margarida Maria Alacoque durante o encontro do Comitê.
ECONOMIA
Receita Federal em Varginha divulga balanço das apreensões e destinações realizadas em 2023
Em 2023, R$12 milhões em mercadorias foram destinadas e leiloadas, revertendo recursos em benefício da população.
Em 2023, a Receita Federal em Varginha apreendeu mais de R$15,9 milhões em mercadorias oriundas de contrabando tais como cigarros e similares, ou de importação irregular como eletrônicos, itens de informática, relógios entre outros. Em 2022, o valor estimado das apreensões foi de R$2,9 milhões de reais.
O maior valor apreendido foi de cigarros: R$9.266.401,40. O que representa 58% do total apreendido no decorrer do ano. Também foram apreendidos eletrônicos, veículos, calçados, itens de informática, bolsas e acessórios entre outros.
A sonegação de impostos e a entrada irregular de produtos no país prejudicam os próprios consumidores e geram concorrência desleal. A atuação da Receita Federal garante a manutenção de empregos formais, a defesa da sociedade e um ambiente de negócios mais justo no Brasil.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Varginha, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, “este resultado é fruto de um trabalho da Delegacia da Receita Federal em Varginha com apoio da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em Minas Gerais (Direp06), com foco nos trabalhos conjuntos de inteligência aliados às operações de repressão. Ressaltamos também a importante parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar no combate ao contrabando e ao descaminho”.
Receita Cidadã – Destinação sustentável
As mercadorias apreendidas pela Receita Federal em Varginha são destinadas para outros órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos e podem também ser leiloadas, conforme prevê a legislação. Em 2023, R$12 milhões em mercadorias foram destinadas e leiloadas, revertendo recursos em benefício da população. Através do Programa Receita Cidadã, que prevê a destinação sustentável de mercadorias, foram realizados 10 eventos de destinação, nos quais foram beneficiadas 110 entidades e órgãos públicos.
No caso dos itens que não podem ser doados, a Receita Federal tem buscado realizar a transformação, eliminando os impactos decorrentes da destruição. Diversas iniciativas estão acontecendo em parceria com instituições de ensino. Como exemplo, as bebidas alcoólicas são transformadas em álcool em gel; o tabaco presente nos cigarros é transformado em adubo orgânico; itens de vestuário tem as logomarcas retiradas e são reaproveitados para serem doados, aparelhos de TV box são transformados em minicomputadores.
Todo o material produzido é doado a prefeituras, escolas públicas, hospitais, entidades beneficentes, forças de segurança, corpo de bombeiros e associações comunitárias de todo estado. Em 2023, 57 municípios do Sul de Minas foram beneficiados com a destinação de minicomputadores. Além da destinação de 10 toneladas de adubo orgânico para pequenos produtores rurais.
You must be logged in to post a comment Login