Coluna Minas Gerais
AMM propõe criação de consórcio específico para a Defesa Civil no Vale do Aço

Foto: AMM | Divulgação
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, propôs, na manhã desta terça-feira (28), a formação de um consórcio da Defesa Civil no Vale do Aço. “Se fizermos um consórcio, trabalharemos de maneira preventiva, com uma equipe robusta para fazer o planejamento do que a gente precisa no dia a dia. Quando tiver algum desastre, estaremos aptos e prontos para atender aos municípios deste consórcio”, afirma. O anúncio foi feito durante solenidade de abertura do AMM nas Macros, evento de capacitação de servidores municipais promovido pela AMM, em Ipatinga.
“A gente vem enfrentando esses fenômenos climáticos há alguns anos. As chuvas desabrigaram famílias em Antônio Dias, Timóteo e uma tragédia ainda maior em Ipatinga e Santana do Paraíso ceifou vidas. Vimos a necessidade de consorciarmos todos os municípios do Vale do Aço com uma Defesa Civil robusta. A forma mais eficaz de trabalhar as políticas públicas é por meio dos consórcios. A união entre todos é que dá resultado. Então, a AMM traz soluções ao dia a dia dos municípios”, reforça o presidente da AMM.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, ressalta que a criação do consórcio pode auxiliar muito os gestores públicos. “Tudo o que a gente faz por meio de um consórcio, faz em larga escala e, consequentemente, tem custo menor daquela operação, além de ter mais eficiência”, reforça o gestor.
A mesma opinião é compartilhada pelo prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Silva, ao falar que a criação do consórcio é uma forma de apoiar os prefeitos com respostas rápidas, uma vez que a maior parte dos municípios do Vale do Rio Doce são populações ribeirinhas, então, há o risco de acontecer incidentes.
AMM nas Macros
Nesta semana, o Vale do Jequitinhonha/Mucuri e o Vale do Rio Doce recebem o AMM nas Macros, evento de capacitação de servidores municipais realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Os eventos são realizados em Ipatinga, no dia 28 de janeiro, e em Teófilo Otoni, no dia 30 de janeiro, ambos das 8h às 17h. O público-alvo do AMM nas Macros são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais gestores, que receberão orientações estratégicas para a implementação de políticas públicas de forma eficaz.
Em Ipatinga, o encontro acontece na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Vale do Aço, na Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 5.431; enquanto em Teófilo Otoni o evento será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Dr. Luis Boali Pôrto Salman, nº 1.370.
“Com o sucesso da edição anterior, o AMM nas Macros se consolida como uma iniciativa essencial para promover avanços na gestão pública municipal em Minas Gerais, contribuindo para uma administração mais eficiente e integrada. Este é um momento único para fomentar a troca de experiências e fortalecer a governança local”, destaca Dr. Marcos Vinicius.
SERVIÇO:
Informações para a imprensa:
Tatiana Moraes |
31 98811.6769


Coluna Minas Gerais
Justiça exige segurança em ferrovia

Foto: Felipe Couri/TM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Justiça exige segurança em ferrovia
A Justiça Federal condenou a concessionária MRS Logística a adotar uma série de medidas de segurança em trechos ferroviários que cortam áreas urbanas dos municípios de Simão Pereira, Santana do Deserto e Matias Barbosa. A decisão, da 2ª Vara Federal de Juiz de Fora, atende pedido do Ministério Público Federal (MPF) e obriga a empresa a realizar intervenções como a readequação da sinalização, a instalação de barreiras físicas e a redução da velocidade dos trens. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/24-07-2025/justica-mrs-medidas-seguranca.html
Valadares terá “Procon Minas Integrado”
O Procon-MG lançará na próxima segunda-feira, 28, em Governador Valadares, o projeto Procon Minas Integrado. A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais com objetivo de ampliar e descentralizar o atendimento ao consumidor em todas as regiões do estado. O Procon Minas Integrado tem como principal meta a instalação de novos postos de atendimento em municípios que ainda não contam com o serviço. A proposta é facilitar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/valadares-sedia-lancamento-do-projeto-procon-minas-integrado/
Acesso da MG 050 receberá obra
A pressão exercida por moradores, empresários e o próprio prefeito Marcelo Moraes, diante da demora para o início das obras da alça de acesso entre aAMG-050 e o bairro Cidade Industrial, em São Sebastião do Paraíso, surtiu efeito. Representantes da Concessionária Nascentes das Gerais – Via Appia, em reunião com a Prefeitura, anunciaram o início da obra para o dia 29. A planilha foi aprovada e o valor da obra gira em torno de R$ 5,5 milhões. (Jornal do Sudoeste – SS Paraiso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219594
Caminhões abordados na BR 116
A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, do evento “Comando de Saúde”, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Sest Senat, universidades Doctum e AlfaUnipac, na BR 116. Na ação, foram abordados caminhoneiros em frente ao posto da PRF, sendo convidados para se beneficiarem das ações preventivas de saúde: aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos de hepatite e HIV. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30623
Uberaba que tirar imóveis do Propag
Governo da prefeita Elisa Araújo articula junto ao governo de Minas a exclusão de imóveis atualmente cedidos ao Município, do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas (Propag). O chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba, Caio Presotto, e o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, estiveram em Belo Horizonte para tratarem da questão. Em maio passado, o governo de Minas incluiu 343 bens públicos que podem ser transferidos à União como forma de abatimento da dívida do Estado. Quatro imóveis localizados em Uberaba entraram na lista. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/politica/prefeitura-tenta-impedir-que-imoveis-de-uberaba-sejam-usados-para-pagar-divida-de-minas-1.527798
Definida data do Festival da Linguiça
A Prefeitura anunciou que a 17ª edição do Festival da Linguiça será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, no Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular). Criado em 2006, o festival se tornou uma das principais celebrações culturais e gastronômicas da cidade, reunindo moradores e visitantes em torno da culinária típica, atrações musicais e atividades para toda a família. O Festival promete dois dias de muito sabor, cultura e diversão. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/festival-da-linguica-ja-tem-data-definida-evento-ira-acontecer-nos-dias-9-e-10-de-agosto/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Nova subestação da Cemig em Fabriciano
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Justiça determina que candidatos devolvam verbas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
InfraBusiness Expo abre inscrições para congresso técnico com foco em inovação, investimentos e cidades inteligentes
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Produção de minério recua 4,4% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema CNA/Senar e Faemg abrem inscrições para o Conacarne
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Transporte é reajustado em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
AMM e Codemge abrem inscrições para curso de capacitação em PPPs e Concessões
-
Coluna Minas Gerais23 horas atrás
Justiça exige segurança em ferrovia