Tribunal de Justiça

TJMG participa do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

Publicados

em

NOT--Enavip1.jpeg
Enavip está sendo realizado no Palácio da Justiça, em Cuiabá ( Crédito : Ednilson Aguiar/TJMT )

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, participa, nesta quinta-feira (4/4) e na sexta-feira (5/4), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enavip). A expectativa é receber 20 vice-presidentes de tribunais de Justiça do País.

O encontro, sediado no Palácio da Justiça, em Cuiabá, tem o objetivo de promover discussões sobre precedentes, que são decisões judiciais tomadas em casos concretos que podem servir de exemplo para julgamentos similares. Devem ser analisados pontos como a gestão de precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF) e o banco nacional de precedentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

NOT--Enavip2.jpeg
Segundo o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, o encontro é importante para se discutir os precedentes oriundos das cortes superiores ( Crédito : Ednilson Aguiar/TJMT )

Segundo o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, “o Enavip objetiva estabelecer uma interlocução mais direta com os tribunais superiores sobre a gestão de precedentes. Busca ainda estabelecer um fluxo de trabalho que permita identificar, com mais precisão, os temas jurídicos relevantes que foram julgados pelos tribunais de Justiça e que necessitam de uma apreciação mais detida pelo STJ e pelo STF. Além disso, trocar informações sobre como é feita a gestão dos precedentes nos tribunais de Justiça constitui tema de elevada importância para a boa administração dos processos em cada Corte regional.

Leia Também:  TJMG promove primeira edição do projeto Espaço D'Elas

Programação

Nesta quinta-feira (4/4), a programação é composta das seguintes palestras: “Aproximação dos tribunais para o fortalecimento do diálogo sobre o sistema de precedentes”, com o assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Ornellas Marchiori, e a assessora-chefe substituta do Nugepnac do STJ, Flávia Mendes Mascarenhas Góes; “Gestão de Precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF)”, com o secretário de Gestão de Precedentes do STF, Ciro Grynberg, e a secretária de Gestão de Precedentes do STF, Aline Dourado; “Quantificando incertezas: a compreensão do sistema de precedentes vinculantes em primeiro grau de jurisdição”, proferida pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ, João Thiago de França Guerra.

Na sexta-feira (5/4), serão proferidas as palestras “O Banco Nacional de Precedentes. A Inteligência Artificial na gestão dos precedentes”, pela juíza auxiliar da Presidência do STF, Wanessa Mendes de Araújo, e “Desafios atuais na interpretação e aplicação de precedentes”, com a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Taís Schilling Ferraz.

Leia Também:  Companhia aérea deve indenizar passageira após extravio de bagagem

No encerramento do Enavip, os vice-presidentes vão apresentar a “Carta de Cuiabá”, com os encaminhamentos do encontro.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG recebe visita do novo presidente da Assembleia Legislativa

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA