Coluna Minas Gerais
Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo

Foto: Ascom PMSL
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo
Após 10 anos de paralisação, as obras do Hospital Regional de Sete Lagoas estão avançando rapidamente e têm previsão de conclusão para março de 2026. Na semana passada o prefeito Douglas Melo esteve no local para fiscalizar o andamento da construção, acompanhado pelo secretário-adjunto de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Calixto. O empreendimento, considerado a maior obra da saúde já realizada na cidade, será um importante avanço para o atendimento médico da região. Os recursos para a conclusão da obra foram garantidos por meio da compensação ambiental da Vale, em decorrência da tragédia de Brumadinho. (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/obras-do-hospital-regional-de-sete-lagoas-ganham-ritmo-e-inauguracao-esta-prevista-para-marco-de-2026
Cemig explica geração solar
A Cemig esclarece que a produção de energia via geração distribuída no modelo solar se dá no período do dia, com incidência do sol. A Cemig faz, após o pedido de conexão, uma análise se a rede local comporta a ligação de um novo ponto de geração. Nos casos em que a rede não suportar, há risco de inversão de fluxo, que é uma geração maior do que o consumo demandado. Nessas situações, o solicitante pode armazenar a energia gerada, e utilizar no período noturno. Dessa forma, tendo em vista a segurança do sistema elétrico, a Cemig segue a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso posto, não existe geração de “energia lunar”. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/cemig-diz-que-nao-existe-geracao-de-energia-lunar
Programa Avança Sabará
A Prefeitura Municipal de Sabará por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em parceria com o Sebrae, fez o lançamento do programa “Avança Sabará”. Um momento dedicado à discussão de estratégias e parcerias para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. O evento também contou com a formalização da parceria, apresentação do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e apresentação do Desenvolvimento Econômico Local. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/42128/avanca-sabara-prefeitura-e-sebrae-impulsionam-o-desenvolvimento-economico
Seminário discutirá Fundiária Urbana em GV
Nesta quarta-feira (19), Governador Valadares sediará o seminário “A importância da Reurb para o seu município”, promovido pela Prefeitura de Alpercata. O evento reunirá prefeitos e gestores municipais do Vale do Rio Doce para discutir a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), que visa resolver a questão de cerca de 30 milhões de domicílios urbanos irregulares no Brasil. A Reurb tem como objetivo integrar esses imóveis ao mercado formal, trazendo benefícios como acesso ao crédito, geração de emprego, valorização imobiliária e melhoria da qualidade de vida. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/prefeitos-do-vale-do-rio-doce-discutirao-regularizacao-fundiaria-urbana-em-valadares/
‘Ataque de piranha’ em Lagoa da Prata
Um pedreiro que trabalhava em uma obra na região da praia municipal de Lagoa da Prata relatou que, na tarde de quinta-feira, 13 de fevereiro, foi atacado por uma piranha enquanto lavava os pés na orla da lagoa. O homem afirmou que estava sentado na beira d’água, com cerca de um palmo de profundidade, quando sentiu uma forte mordida em um dos pés. “Foi rápido, eu nem vi direito o peixe. Só senti a dor e vi sangue”, relatou a vítima. Com a ajuda de colegas de trabalho, ele conseguiu sair da água e recebeu os primeiros socorros no local. (Tribuna Formiguense)
https://tribunacentroeste.com.br/noticias/ataque-de-piranha-em-lagoa-da-prata-pedreiro-relata-ferimento-grave
Faltam medicamentos em JF
A Farmácia de Minas, em Juiz de Fora, está com o estoque zerado de mais de 40 medicamentos essenciais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a versão atualizada de 2024 da Relação de Medicamentos Essenciais do Estado de Minas Gerais, o Estado deve fornecer 681 medicamentos para diversos tratamentos, além de 30 fitoterápicos. Recente relatório apontou que 69% dos medicamentos parcialmente ausentes aguardam entrega pelo Ministério da Saúde, enquanto 42% dos medicamentos críticos em falta também estão à espera do órgão. Além disso, 15% aguardam a entrega do fornecedor, 24% estão em processo de aquisição e 19% enfrentam atrasos na entrega pelo fornecedor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/16-02-2025/farmacia-de-minas.html
Baependi debate reflorestamento
O Sindicato Rural de Baependi realizou nesta segunda, 17, uma importante reunião sobre reflorestamento e projetos de carbono. O evento, organizado pelo Beija Flor ARR Project em parceria com a Future Climate Group e a Atlas Florestal, busca promover um diálogo sobre o meio ambiente, o futuro e o bem-estar. Estiveram reunidos especialistas, interessados e a comunidade local para compartilhar ideias e debater soluções sustentáveis. A reunião contou com o apoio da Prefeitura de Baependi. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/reuniao-em-baependi-discute-reflorestamento-e-projetos-de-carbono/


Coluna Minas Gerais
Projeto Araxá projeta 200 empregos

Foto: Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Projeto Araxá projeta 200 empregos
A Prefeitura de Araxá recebeu representantes da mineradora australiana St George Mining para tratar do avanço do Projeto Araxá, que prevê a produção de nióbio e elementos de terras-raras (REE) no município. Com sede em Perth, na Austrália, a St George concluiu recentemente a aquisição do Projeto Araxá, de alto teor de nióbio e terras-raras. A empresa já iniciou os processos para começar as obras de instalação previstas para 2026. A projeção é de geração de 200 empregos diretos, com 90% dos serviços prestados por empresas locais. ((Jornal Interação – Araxá)
Uberaba faz boletim sobre violência no trânsito
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publicou o primeiro boletim epidemiológico sobre os casos de violência no trânsito no município. A publicação, que marca a inclusão oficial do tema como agravo de notificação municipal, traz uma análise detalhada das notificações registradas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Segundo o levantamento, foram registradas 3.059 notificações de vítimas de sinistros de trânsito atendidas nos hospitais e unidades de pronto atendimento de Uberaba durante os 24 meses analisados. (Jornal de Uberaba)
Pirapora apoia empreendedores
O município de Pirapora abriga cerca de cinco mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Pensando em fomentar o desenvolvimento desses negócios e incentivar novos empreendedores, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Sala Mineira do Empreendedor, lança no próximo dia 17 de junho o programa Impulsiona Negócios. O programa traz um conjunto de ações externas ao fortalecimento empresarial, incluindo cursos, capacitações, rodadas de negócios e consultorias especializadas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/sebrae-minas-e-prefeitura-lancam-programa-impulsao-negocios-em-pirapora/
Parque recebe o Arraiá de Poços
O Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas, sedia até este domingo, 15, o Arraiá de Poços 2025, que começou dia 13. A festa reúne gastronomia típica, música ao vivo e o tradicional Concurso de Quadrilhas, com participação de escolas, CEIs e o Projeto Municipal da Juventude, que também atuam nas barracas de alimentação, cuja renda será destinada a melhorias nas instituições. Há ainda estandes de cervejarias artesanais locais, área kids e espaço acessível para pessoas com deficiência. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Andradas zera filas de exames
A Prefeitura de Andradas anunciou que conseguiu zerar as filas para exames laboratoriais na rede pública, proporcionando mais agilidade e organização no atendimento. A iniciativa, resultado de ações da Secretaria Municipal de Saúde, tem garantido que os pacientes já saiam das consultas com os pedidos autorizados, acelerando diagnósticos e tratamentos. Além disso, o município já realizou mais de 2.500 exames de imagem em 2025. (Jornal Andradas Hoje)
Ipatinga promove Escutas Públicas
A Prefeitura de Ipatinga iniciou, neste sábado (14), uma série de Escutas Públicas para definir, junto à comunidade cultural, como serão utilizados mais de R$ 1,5 milhão oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Ciclo 2). Até 18 de junho, artistas, coletivos e instituições participarão de fóruns setoriais — presenciais e virtuais — para elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos, que será submetido à plataforma federal Transferegov.br. As propostas serão consolidadas em um encontro na Estação Memória Zeza Souto, no dia 25, e debatidas na 9ª Conferência Municipal de Cultura, de 27 a 29 de junho. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Secretários defendem Propag na Assembleia
Os titulares das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Listgarten, e da Fazenda, Luiz Claudio Gomes, compareceram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apresentar aos deputados as ações realizadas pelas duas pastas ao longo dos quatro primeiros meses de 2025. A audiência pública integrou o 1º ciclo de prestação de contas no âmbito do Assembleia Fiscaliza neste ano. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/2025/06/13/secretarios-apresentam-acoes-e-defendem-o-propag-na-almg/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
Quem são os deputados mineiros queridinhos da Internet
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
InfraBusiness Expo quer impulsionar mercado de construção pesada no Brasil
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Uberlândia: 10 acidentes com motos por dia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Aproximar a AMM dos municípios, afiliar as 853 cidades e levar capacitação a todas as regiões mineiras são prioridades da gestão do presidente Falcão
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Justiça suspende greve em Ipatinga
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Crédito rural cai 5% em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Investimentos em granjas na Zona da Mata